Stadio dei Marmi, tributo de mármore de Carrara à potência de Roma
A primeira vista que tive do Stadio dei Marmi foi aquela de quem desembarca de um passeio de barco pelo rio Tibre até o Foro Italico, um grande complexo esportivo inaugurado na década de 30 com o nome de Foro Mussolini. Era final de tarde e em Roma, quando o sol se põe e o céu se tinge de rosa, as estátuas de mármore parecem ganhar vida.
Situado na parte norte da capital, próximo de Ponte Milvio e do Stadio Olimpico – palco dos principais jogos de futebol e shows em Roma – o Stadio dei Marmi é a parte mais bela do Foro Italico, que também inclui várias instalações esportivas como campos de tênis e piscinas olímpicas.
A arena foi construída com mármore de Carrara e deveria servir para o treinamento de atletas. Assim como bairro EUR, sua arquitetura exalta a propaganda fascista.
O Stadio dei Marmi e circundado por mais de 60 estátuas de nús masculinos (a maioria em mármore e algumas em bronze) doadas pelas províncias italianas, realizadas por jovens escultores e que representam as diferentes categorias esportivas. Cada uma delas coloca em evidência a virilidade masculina, rostos de expressão série e olhar de guerreiro.
O local deveria ser o palco os espetáculos anuais de ginástica para celebrar o fascismo porque o esporte era sinônimo de potência e de identidade nacional.
A exposição do corpo era a expressão de um projeto político bem definido. Uma das estátuas expressa perfeitamente esse conceito na figura de Primo Carnera, o primeiro lutador de box italiano campeão do mundo em 1933 e popular nos Estados Unidos da América.
Carnera era um gigante que pesava 126 quilos e calçava o número 52. O exato contrário da imagem estereotipada dos imigrantes italianos de saúde frágil que na época desembarcavam em Ellis Island.
O Stadio dei Marmi possui capacidade para cerca de 20 mil espectadores e foi construído aos pés do Monte Mario para que um espetacular efeito ótico surpreendesse quem entrasse na arena.
O Stadio dei Marmi também foi o local da cerimônia de juramento dos atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Verão de 1960, a competição realizada 52 anos após a cidade eterna ter desistido da organização dos jogos devido à erupção do vulcão Vesúvio que comportou gastos por parte do estado para socorrer as vítimas da catástrofe.
Hoje esporte e espetáculo caminham juntos, quase sempre acompanhados por inúmeros recursos tecnológicos. Nesse contexto, o parque esportivo do Foro Italico e o Stadio dei Marmi podem parecer lugares retrós, mas na verdade são como Roma. Para alguns, se comparada a metrópoles vanguardistas, é uma piada. Para outros, a prova que o tempo merece o seu devido valor e que nenhuma outra capital e o exalta tanto quanto a cidade eterna.
INGRESSOS PARA ATRAÇÕES
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.
TRANSFERS
Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS
Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através do link do do Booking.com aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM
Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.