Caminhando sobre as águas do Lago d’Iseo
Até o próximo dia 3 de julho, os turistas que estiverem programando um passeio pelo norte da Itália não podem perder a chance de esticar a viagem até o Lago d’Iseo.
Localizado na região italiana da Lombardia, entre as províncias de Bergamo e Brescia, o lago fica a cerca de 100 km de Milão e a 200 km de Veneza. Você provavelmente já deve ter ouvido falar da Franciacorta, a região colinar e vinícola que reúne dezenove cidades da província de Brescia, famosa pela produção do espumante homônimo.
No entanto, essa área da Itália possui outras belezas naturais como esse lago glacial rodeado por montanhas e cachoeiras. Das aldeias à beira do lago também é possível pegar uma balsa para visitar a graciosa ilha Monte Isola, caracterizada pela presença de vilas de pescadores.
O Lago d’Iseo foi o cenário escolhido para The Floating Piers, uma instalação incrível idealizada por Vladimirov Yavachev Christo, artista americano mas de origem búlgara. O artista criou uma espécie de ponte flutuante sobre as águas do lago.
Para realizar o projeto foram empregados 70 mil metros de tecido amarelo. Mas como evitar que essa enorme passarela de tecido afundasse?
Para sustentar a ponte flutuante, Christo criou um sistema de piers flutuantes formado por 200 mil cubos em polietileno de alta densidade. Assim, os visitantes podem percorrer a passarela e experimentar a sensação de caminhar, literalmente, sobre as ondas do lago.
Imaginem ficar de pé em cima de um daqueles colchões infláveis usados nas piscinas, circundados pela beleza do Lago d’Iseo. No total, são três quilômetros de percurso. A ponte possui 16 metros de largura e 50 cm de altura e pode ser percorrida com carrinhos de bebês, cadeiras de rodas e até por cachorros, desde que controlados por uma coleira. Bicicletas, skates e patins são proibidos.
The Floating Piers é uma ponte temporária que pode ser percorrida gratuitamente e a qualquer hora do dia ou da noite, desde que as condições climáticas permitam o passeio em total segurança. Só no dia de inauguração da obra a passarela foi percorrida por 55 mil pessoas. Um sucesso!
O artista aconselha os visitantes a percorrerem a ponte descalços, mas se usar sapatos lembre-se que não é permitida a entrada de saltos.
Para chegar lá:
Outros posts sobre lagos na Itália:
Bate volta Roma-Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas
Passeando pelo Lago di Bracciano e Castello Odescalchi
Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!