Informações práticas

União Europeia reabre fronteiras para 15 países. Brasil fica de fora

Depois de superar o momento mais crítico da pandemia provocada pelo coronavírus, no dia 1 de julho a União Europeia reabre parcialmente as suas fronteiras intercontinentais. Depois de muito debate, o vértice diplomático dos 27 países membros da UE aprovou a medida que permitirá o a entrada e circulação de cidadãos de outros 15 países no velho continente.

União Europeia reabre fronteiras

A lista inclui Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia e Uruguai.

União Europeia reabre fronteiras

A China também entrará no elenco, caso haja reciprocidade no acordo e o país aceite em seu território cidadãos europeus. Por enquanto, os Estados Unidos da América, o Brasil, a Rússia e a Índia, junto com outros 150 países, foram excluídos do acordo, que não é politicamente vinculante, mas uma recomendação.

União Europeia reabre fronteiras

O parâmetro principal escolhido para a decisão é uma situação epidemiológica similar aquela registrada em solo europeu nos últimos 14 dias. Na prática, o número de casos positivos por 100 mil habitantes deve ser inferior a 16,1, que é a média europeia. Na Itália, cidadãos provenientes de países da área extra Schengen deverão cumprir quarentena obrigatória de 14 dias.

Além disso, cada país receberá da UE uma espécie de pontuação para o seu sistema sanitário, um índice que oscila entre 1 e 100 atribuído em base aos critérios do Health Regulations da Organização Mundial da Saúde (OMS).  São levados em consideração fatores como número de leitos nos hospitais e UTIs, médicos e enfermeiros e regras de prevenção, entre outros.

União Europeia reabre fronteiras

Nações onde a pandemia ainda está descontrolada não são consideradas seguras e um fluxo descontrolado de passageiros provenientes de zonas de risco poderia comprometer o controle da pandemia na Europa, continente que graças a testes em massa, rastreamento de contatos e medidas de distanciamento social conseguiu estabilizar a curva de contágios.

União Europeia reabre fronteiras

Mesmo conscientes do peso não só econômico, mas político de tal decisão, os principais países da União Europeia concordam com a necessidade de conter um eventual novo pico de contágios controlando a circulação de turistas do mundo inteiro. De qualquer maneira, a instituição antecipa que, a cada 14 dias, a lista dos países autorizados a entrarem no velho continente será atualizada.

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *