Vêneto investe no Hyperloop, trem supersônico que unirá Padova a Mestre em 5 minutos
Apertem os cintos. Imagine embarcar em um trem que viaja a 1223 quilômetros por hora. Um meio de transporte tão eficiente capaz de competir diretamente com as companhias aéreas. Deslocar-se, por exemplo, de Paris a Barcelona em uma hora e meia. Ou da cidade luz até Bruxelas em apenas 27 minutos. Sim, você leu bem. Não se trata de ficção científica, mas de um projeto visionário do qual a Itália também fará parte.
A região do Vêneto, o Ministério das Infraestruturas italiano e CAV (Concessioni Autostradali Venete) acabam de assinar, em Verona, um acordo para lançar no próprio território o trem chamado Hyperloop.
O projeto prevê, em 45 meses, a realização de em estudo de viabilidade e experimentação de um protótipo que percorrerá a distância entre Mestre e Padova em cinco minutos.
Cerca de 4 milhões de euros serão investidos, na esperança de concretizar o projeto até 2026. O sistema é baseado na chamada tecnologia hyper transfer, marca registrada em 2012 graças a uma ideia de Elon Musk. Para atrair capital humano e a contribuição de especialistas, em 2013 o empreendedor transformou o projeto inicial em algo compartilhado ou “open source”.
Se trata de um sistema ultra veloz que tenta limitar ao máximo o atrito do ar e a resistência aerodinâmica para aumentar a velocidade com a qual viaja um trem. Um modelo de transporte revolucionário porque sustentável, com baixo consumo de energia.
Mercadorias e pessoas viajariam em cápsulas isoladas do exterior e empurradas no interior de um tubo de aço graças a um sistema de propulsão e suspensão garantidos graças à levitação magnética.
Estima-se que cada cápsula pesará cerca de 20 toneladas, terá 30 metros de comprimento e poderá acomodar cerca de 40 passageiros.
Só para você ter uma ideia, um avião comercial atinge cerca de 800 km/h e um trem de alta velocidade chega a 380 km/h. Com o Hyperloop, os trens viajariam com velocidade quatro vezes superior àquela dos atuais trens chamados na Itália de FrecciaRossa.
Além de conectar de maneira mais eficiente diversas cidades da Europa, o Hyperloop reduziria o tráfego provocado pelo transporte rodoviário – fonte de poluição e de acidentes –, garantindo tempo mínimo de deslocamento para moaradores e turistas.
Ainda dobre trens na Itália, leia também:
Como viajar de trem na Itália: guia prático e vocabulário útil
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta fale comigo enviando e-mail para postitalyblog@gmail.com
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.