Porto Venere. A sexta terra da Ligúria
Ligúria. Uma palavra, inúmeros significados. Passei dias refletindo sobre como transmitir aos leitores do Post-Italy.com a atmosfera dessa região italiana. Apesar de todos os progressos tecnológicos, a tela do computador ou do seu smartphone ainda não são capazes de transmitir cheiros, consistências, ou de decifrar sentimentos.
Observando um qualquer panorama lígure, redescobri o que sempre soube. Existem cidades que possuem uma linguagem própria. Espremidos entre imponentes montanhas e a imensidão do mar, os burgos da Ligúria são como a alquimia da escritura. Assim como cada palavra deve ser lapidada e encaixar-se perfeitamente entre um verbete e outro, cada casa colorida, igreja, colina ou vinhedo das curvas sinuosas dos vilarejos lígures estão onde deveriam estar.
Se o jornalista é o artesão da palavra, para mim os habitantes dessa terra são os autores da poética paisagística. Pessoalmente, viajar pela Ligúria foi a realização de um sonho e esse é o primeiro de uma série de artigos sobre a região.
Porto Venere é uma meta menos frequentada que as Cinque Terre. Apesar de ser conhecida como a sexta terre, esse vilarejo batizado com o nome da deusa do amor, Vênus, é um dos mais românticos que visitei.
Da cidade de La Spezia, na área do porto turístico fica o quiosque sede do Consorzio Marittimo Turistico 5 Terre- Golfo dei Poeti. Ali você pode comprar a passagem para visitar Porto Venere de barco, em uma travessia que dura cerca de meia hora. O preço é de 15 euros para adultos.
O mar é muito calmo nesse trecho e mesmo quem sofre com o movimento do barco (como eu) não terá problemas para chegar até lá são e salvo. A cidade também pode ser visitada de carro, mas vai por mim: o visual que você encontra quando chega de barco até Porto Venere é tão deslumbrante que vale a pena investir 15 euros nesse passeio.
Conforme o barco vai se aproximando do pequeno porto, a primeira coisa que notamos é um castelo no alto de um penhasco e um emaranhado de casas coloridas. Nós passamos um dia interior no vilarejo, mas de lá também é possível fazer passeios de barco para três ilhotas: Palmaria, Tino e Tinetto ou para as Cinque Terre.
Antes de explorar as ruas estreitas de Porto Venere, sugiro que vá até o castelo, construído no século XVI, e à igreja de San Pietro. Você a reconhecerá facilmente pelos seus tons de preto e branco. Ao lado da igreja fica um mirante do qual você terá uma vista incrível do mar. O cenário é mágico e quando estivemos lá a emoção foi ainda maior porque encontramos um músico que tocava harpa. Todos os turistas faziam silêncio para contemplar a beleza da paisagem ao som de músicas como Greensleeves.
Passeando entre seus becos estreitos encontramos cenas de vida cotidiana, como roupas estendidas no varal, famílias que almoçam em suas casas com as portas abertas e gatos que repousam preguiçosos à luz do sol. Caminhe sem pressa e não deixe de visitar o pitoresco Santuario della Madonna Bianca. Antigamente, esse lugar de culto originário do século XII era conhecido como Chiesa di San Lorenzo. Assim que chegar no santuário, não deixe de observar a escultura em cima de sua porta. Trata-se da representação do martírio de San Lorenzo, queimado vivo.
Entre as ruas do vilarejo, a minha preferida é a Via Capellini, repleta de cores e perfumes. Se passar por lá, não deixe de provar o autêntico pesto Genovese na Bajeicó, La Bottega del Pesto. O produto da loja é preparado segundo a tradição, usando majericão fresco, alho, azeite, pinoli, parmesão, pecorino e um socador. O sabor é inconfundível e a loja possui um balcão para degustá-lo na hora.
No final do dia, aproveite para tomar sol sob as grandes pedras da baía de Porto Venere e, tempo permitindo, aproveitar a chance de nadar em suas águas. Único conselho: chinelos ou calçados impermeáveis que não derrapam podem fazer muita diferença na Ligúria!
Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! O mesmo vale para o aluguel de carros com a Rental Cars.