Villa Adriana, em Tivoli, uma declaração de amor à beleza da Grécia antiga
Villa Adriana, localizada em Tivoli, nos arredores de Roma, não é só um dos complexos monumentais da antiguidade classificado como patrimônio Unesco. Seus vestígios formam um dos mais fascinantes museus a céu aberto do mundo e os seus templos e construções representam uma verdadeira declaração de amor do imperador Adriano à Grécia e à sua herança cultural e artística.
Adriano foi um imperador excepcional e de hábitos refinados. Letrado, amava a literatura e a arquitetura grega e viajou várias vezes por todas as províncias do império romano.
Foi ele quem projetou a construção do Panteão, em Roma, sobre um antigo templo bem menor erguido por Marco Agrippa. Sua personalidade visionária surpreendia a todos e ainda hoje é evidente nas ruínas da residência que leva o seu nome: Villa Adriana.
A villa foi idealizada, entre 118 e 134 d.c como uma espécie de mansão de veraneio. De seus 120 hectares, 40 são abertos ao público e passear entre suas atrações estimula a nossa imaginação. Impossível não voltar no tempo e reconstruir seus ambientes suntuosos.
Adriano não economizou esforços para projetar a villa. Seus jardins, por exemplo, possuíam reproduções em tamanho natural de seus edifícios gregos e egípcios preferidos. Lá você encontrará ruínas de construções espetaculares como o chamado Teatro Marítimo, uma espécie de ilha artificial circundada por colunas. Acredita-se que esse ambiente era um dos refúgios preferidos do imperador.
Outra construção que deixa os turistas boquiabertos é o Canopus, cuja arquitetura é inspirada no santuário de Serapis na antiga cidade de Alexandria, no Egito. Para construir a obra foi necessário escavar um canal de 119 metros e transportar esculturas do Egito. Observe com atenção a beleza de estátuas cariátides que circundam a piscina.
A beleza e a cultura estão por todos os lados. Adriano projetou a villa como um ambiente repleto de construções fantásticas como bibliotecas grega e latina, termas, apartamentos para eventuais hóspedes e jardins monumentais.
Sua paixão pelo mundo helênico era tanto que o imperador decidiu construir nos jardins uma reprodução da Accademia frequentada por Platão e seus alunos. Cada cantinho da villa é expressão dos valores filosóficos e culturais da Grécia antiga. O local é um cenário único e por esse motivo muitos casais escolhem Villa Adriana como cenário para uma sessão fotográfica.
Infelizmente, entre os séculos VII e VIII a villa foi saqueada e grande parte de seu patrimônio foi disperdido. Apesar disso, aquilo que os turistas ainda encontram visitando a villa é suficiente para voltar para casa com a certeza de ter realizado um passeio imperdível.
Lugar incrível, hein? Adorei a formatação no final do texto (como chegar, dicas e etc.), assim facilita a quem procura pelas informações. 😉
Obrigada, Vânia. Você é uma querida!
Pingback: Experiência única e inesquecível. Acesso exclusivo à Capela Sistina | Você escolhe o destino
Pingback: Tivoli: uma pequena história romana | Lugares Pelo Mundo
Pingback: Tivoli: uma pequena história romana – LPM Wolrd