Booking.com
albergo diffuso na Itália, Sextantio
Fragrância de hotéisSentir

Sextantio: quando um vilarejo transforma-se em um albergo diffuso

A Itália é um país repleto de burgos que concentram séculos de história e beleza. Alguns deles chegam a causar sujeição porque sua fama e seu passado ilustre exigem respeito.

Sextantio, albergo diffuso na Itália

Santo Stefano di Sessanio era um vilarejo medieval, abandonado em meio as montanhas da região dos Abruzos. Nessa zona principalmente rural, de gente que conhece o valor da terra e aprecia o ar puro de seus 1250 metros de altitude, o destino de Santo Stefano di Sessanio era a solidão.

Sextantio, albergo diffuso na Itália

As portas e janelas fechadas, os becos desertos e o silêncio que fazia companhia ao vento indicavam que seus poucos habitantes foram buscar a sorte em outras terras.

albergo diffuso na Itália, Sextantio

O futuro do vilarejo começou a mudar quando, em um dia qualquer, um ítalo-sueco com um passado de desventuras conheceu o burgo e entendeu que ali era preciso entrar na ponta dos pés. Para Daniele Elow Kihlgren, assim como ele, Santo Stefano di Sessanio também merecia uma segunda chance.

Sextantio, albergo diffuso na Itália

Foi assim que ele comprou a maior parte de seus edifícios e começou a restaurar casas, antigas tecelagens, estábulos, caves e outros ambientes para transformar o burgo em um “albergo diffuso”. Se você ainda não ouviu falar desse conceito, se trata de uma nova fórmula de acomodação que une a comodidade de um hotel com a tranquilidade de uma cidade de província. Em um albergo diffuso, um inteiro vilarejo é transformado uma estrutura hoteleira de charme.

albergo diffuso na Itália, Sextantio

Kihlgren partiu do pressuposto que para restaurar  Santo Stefano di Sessanio era necessário manter intactas suas tradições e identidade. Projetando o hotel – chamado Sextantio – cada detalhe foi pensado para evocar as antigas características do vilarejo: desde os materiais de construção, até objetos de decoração, tecidos e culinária. Em seu restaurante trabalham jovens da região que também corriam o risco de imigrar depois terrível terremoto que atingiu a cidade de L’Aquila, em 2009.

Sextantio, albergo diffuso na Itália

A beleza do local está, exatamente, em sua simplicidade, rústico chic. Os quartos foram decorados de acordo com fotografias do burgo na década de 20. Os detalhes são peças de artesanato autóctone ou recuperadas em museus da região.

Sextantio, albergo diffuso na Itália

Um dos ambientes mais belos é o Cantinone também chamado de cantina ou fondaco, o ambiente da casa – geralmente situado no porão – no qual os moradores dos Abruzos conservam os alimentos. Ali eram mantidas garrafas de vinho e azeite, presuntos e queijos envelhecidos. Destaque também foi dado para um laboratório de artesanato doméstico onde, antigamente, atividades como tecer, realizar objetos de cerâmica e de vidro eram corriqueiras.

albergo diffuso na Itália, Sextantio

O hotel também oferece passeios de bicicleta, percursos de trekking e passeios a cavalo pelo Parco Nazionale del Gran Sasso, uma área protegida rica de belezas naturais.


Sextantio Abruzos

Para chegar lá: O aeroporto de Pescara fica a cerca de 100 km. De carro, saindo de Roma pegue a rodovia A24 até a saída para L’Aquila Est. De lá, siga as indicações para Barisciano e depois de percorrer cerca de 10 km chegará a Santo Stefano di Sessanio. Informações: Tel: 085.4972324 
e-mail: info@sextantio.it

Frankfurt). Airport Rome

 

This article has 1 comment

  1. Pingback: albergodiffuso.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60