Abadia de Sant’Antimo, cantos gregorianos e cenário de cinema na Toscana
As colinas ao redor de Montalcino, na Toscana, são famosas pelos vinhedos que dão origem a um dos vinhos tintos italianos de maior prestígio, o Brunello. A tradição vinícola e a forte ligação com a terra são a própria fisionomia da região, mas além das cantinas renomadas também existem outros tipos de turismo possíveis nessa parte da Itália.
Na província de Siena, a cultura não é um simples apêndice incapaz de entrar em harmonia com as cores quentes da paisagem e com os sabores locais. A “toscanidade” não está só na mesa farta e na taça sempre cheia, mas também nos vilarejos, nos palácios seculares, nas abadias, nas igrejas e nas festas populares.
A Toscana conserva, por exemplo, alguns dos melhores exemplos de arquitetura monástica; edifícios que se integram tão bem com a paisagem local que quase parecem “plasmados” pela natureza.
Aqui no Post-Italy.com já dediquei posts ao Templo de San Biagio, em Montepulciano, e à Abadia de Monte Oliveto Maggiore, em Asciano. Ainda na província de Siena, um lugar encantador é a Abadia de Sant’Antimo, famosa pelos cantos gregorianos.
Chegar até lá já é uma experiência porque a abadia fica em um local isolado, circundado pela solidão de uma província bucólica e por terrenos decorados por oliveiras. Nós vínhamos de Montepulciano e cruzamos com a paisagem do Monte Amiata e pelas colinas do Val d’Orcia.
Estivemos lá em um domingo pela manhã e acordamos cedo porque a ideia era visitar o edifício às 11h, para a missa acompanhada de cantos gregorianos. Fora do edifício fica um estacionamento e, em pouco tempo, muitos turistas começaram a chegar.
Do lado de fora a Abadia de Sant’Antimo possui uma beleza essencial e a sua grandiosidade é exaltada pela paisagem rudimentar. O lugar de culto é antiguíssimo – fundado em 781 pelo imperador Carlos Magno – e desde então habitado por monges beneditinos.
No interior da abadia o que chama a atenção é a luz natural que preenche o edifício iluminando, principalmente, o seu altar e as suas imponentes colunas.
Não sei explicar bem o por que, mas o lugar provoca uma espécie de sujeição. Para quem não sabe, na Abadia de Sant’Antimo foram gravadas cenas do filme Irmão sol, irmã Lua, de Franco Zeffirelli e no dia em que estivemos lá a missa foi acompanhada pela música com o mesmo título, entoada pelos monges.
Durante a Idade Média o seu abade era um dos maiores feudatários de Siena. Na época, a abadia recebia ricas doações e controlava cerca de 38 igrejas espalhadas entre Florença, Grosseto e Pistoia.
Um de seus bens era o castelo de Montalcino, que graças a sua posição estratégica era almejado pelos governantes da cidade de Siena. Foi justamente o contraste com essa rica cidade que provocou a decadência econômica da Abbazia di Sant’Antimo.
A abadia foi incorporada à diocese de Montalcino e Pienza e, no século XV, foi praticamente abandonada. Foi só a partir de 1870 que o edifício começou a ser restaurado.
A entrada na igreja é obviamente gratuita, mas para conhecer outros ambientes além daqueles reservados para a missa – como a capela carolíngia, a cripta e a loggia superior da abadia – é previsto um ingresso de seis euros por pessoa.
De 1 de novembro até 31 de março a abadia pode ser visitada das 10h às 17h e de 1 de abril até 31 de outubro das 10h às 19h. A missa cantada acontece sempre aos domingos, às 11 horas.
Também vale a pena saber que a abadia oferece acomodação para peregrinos. O local possui dez quartos duplos com a possibilidade de usufruir também do refeitório, mas aos hóspedes, por motivos óbvios, exige-se silêncio entre às 22h30 e 7h. O custo para uma cama é de uma oferta mínima de 18 euros para a paróquia. Mais detalhes aqui.
Fora da abadia fica um lindo campo de lavanda e uma loja com produtos artesanais fabricados pelos monges como chás, mel e azeite. No local também são organizados periodicamente cursos de canto gregoriano. Para informações e horários detalhados dos cantos, consulte o site www.antimo.it
PULE A FILA E COMPRE INGRESSOS ANTECIPADOS
Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações de Roma.
RESERVA DE HOTÉIS
Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM
Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.