Tendência de viagem: águas termais e spas que lembram termas romanas
No bem e no mal, os romanos foram pioneiros em diversos setores. Nos presentearam com uma rica herança no direito, engenharia (ainda hoje temos aquedutos de mais de 2 mil anos que funcionam perfeitamente), literatura, artes e costumes.
Se hoje os italianos são considerados um povo hedonista, é preciso lembrar que essa busca pelo prazer vem de longe. Não é a toa que um dos primeiros tipos de “spa” da humanidade leva a assinatura romana: as termas.
As termas romanas, como aquelas de Caracalla, não eram só banhos públicos destinados à higiene corporal. Representavam mais do que isso. Também funcionavam como uma terapia, um momento para relaxar. Cada ambiente era projetado minuciosamente e nenhum detalhe era deixado ao acaso. As termas, por exemplo, possuíam tanques de água quente (calidario), morna (tepidario) e fria (frigidario).
Séculos se passaram e, na sociedade frenética de hoje, continuamos procurando momentos de paz para aliviar o estresse cotidiano. As termas são mais atuais do que nunca e, segundo os dados divulgados pelo Pinterest, entre as 10 tendências de viagens de 2019 estão as fontes de águas termais. A pesquisa pelo termo “hot springs” cresceu 32%.
Destinos como Islândia e Budapeste (Hungria) atraem cada vez mais turistas, mas se a sua meta é a Itália vale a pena saber que o país reserva experiências para todos os gostos e bolsos: desde termas e spas exclusivos com diversas propostas de hidroterapia até banhos termais gratuitos e ao ar livre.
Pensando em quem gostaria de vivenciar algo assim, selecionei nesse artigo alguns lugares que já provei pessoalmente entre as regiões Lazio e Toscana.
Terme del Bullicame, Viterbo, Lácio
Descobri esse lugar por acaso, durante um bate-volta até Viterbo, no Lácio. A menos de 3 quilômetros da cidade, fica a fonte natural que alimenta as chamadas Terme del Bullicame, já citadas por ninguém menos que Dante Alighieri na Divina Comédia.
Na fonte, suas águas sulfurosas chegam a atingir uma temperatura de 58 graus e por esse motivo é comum encontrar quem mergulhe nas piscinas termais ao ar livre mesmo durante o inverno. Aquela de forma redonda é mais quente, enquanto a piscina natural retangular tem águas mais frias.
Acredita-se que as águas das Terme del Bullicame sejam benéficas para a pele e para o sistema respiratório. O ingresso nas termas é gratuito e nos arredores há lugares para estacionar o carro.
Terme di Saturnia ou Cascate del Mulino, Toscana
É um dos cartões postais da província de Grossseto, na Toscana, e um dos lugares mais “instagramáveis” da região. Saturnia é um pequeno vilarejo que ficou conhecido no mundo todo graças as chamadas Cascate del Mulino (Cachoeiras dos Moinhos). As cachoeiras, na verdade, são quedas de água que formam banheiras naturais dispostas em degraus. São como piscinas rasas de águas quentes (cerca de 37 graus na fonte) que criam um cenário único.
As cascatas estão localizadas no meio de um vale circundado por um casarão de pedras tipicamente toscano e as águas são de origem vulcânica, provenientes do Monte Amiata. Por ser um ambiente natural, as cascatas permanecem abertas 24 horas por dia, mas não espere encontrar uma grande infraestrutura por lá. Sua beleza está exatamente em seu lado selvagem.
Os turistas chegam até lá levando consigo toalhas e já vestidos com roupas de banho. O ingresso é gratuito e nos arredores do local há um estacionamento e uma cafeteria que oferece a possibilidade de usufruir de duchas, a pagamento.
Calidario Terme Etrusche Resort & Spa, Venturina Terme (Livorno)
Se o que você procura um spa de luxo que lembra as antigas termas etruscas e romanas, não pense duas vezes antes de conhecer esse lugar. Na chamada Costa degli Etruschi, entre as colinas e o mar da província de Livorno, na Toscana, o Calidario Terme Etrusche une águas termais provenientes de um lago milenário, experiências de wellness, um resort, um spa e um boutique hotel para quem quiser explorar as belezas da região.
Com uma piscina termal externa rica de águas benéficas para a pele e ossos e um luxuoso thermarium interno com direito a saunas, percursos de cromoterapia em duchas sensoriais e circuitos de águas quentes, é o lugar ideal para relaxar completamente.
Bagni San Filippo, Toscana
Para conhecer todos os detalhes sobre esse lugar na província de Siena você pode ler o post Bagni San Filippo: paisagem “glacial” de calcário e águas quentes, mas já adianto que, à primeira vista, essa meta toscana lembra as paisagens de Pamukkale, na Turquia, e suas gigantescas bacias de água.
Graças aos sedimentos de calcário branquíssimo você pode imaginar que encontra-se em meio a um cenário glacial, mas na verdade poderá curtir quedas de água quente que foram piscinas naturais. Para aproveitar ao máximo o passeio, leve toalhas e vista um maiô ou roupa de banho mais velho porque, inevitavelmente, o calcário da água coloca o tecido à dura prova.
Bagno Vignoni, Toscana
Já imaginou um vilarejo cuja praça principal é ocupada por uma piscina de água termal? Esse é Bagno Vignoni, uma das metas mais amadas por quem visita a província de Siena e a região do Val d´Orcia.
Obviamente, a piscina na praça não é aberta ao público, mas nos arredores existem várias piscinas naturais e nascentes e água termal ou, se preferir, complexos com toda a infraestrutura para curtir as termas locais. Para saber mais, não deixe de ler o post Bagno Vignoni e a sua praça de água quente.
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.
Olá! Sou uma assídua leitora do blog! Adoro todas as dicas de vocês! Sou jornalista e também tenho um blog sobre experiências no exterior, por isso, sei de perto sobre todos os desafios envolvidos na criação e manutenção de um bom conteúdo. Assim, só tenho que ampliar meus parabéns!
Oi Dani! Obrigada pelo carinho e por acompanhar o blog! Parabéns pelo seu blog e toda sorte para vc! Vou te seguir 🙂