Girassóis na Toscana
Parques e perfume de naturezaSentir

O esplendor dos campos de girassóis na Toscana

Uma das coisas que mais amo na Toscana é o loop de paisagens que mudam de acordo com as estações do ano. O vermelho intenso das papoulas pode alternar-se com o dourado dos campos de trigo, com os terrenos argilosos conhecidos como Crete Senesi, com as parreiras carregadas de uva, as oliveiras ou com os campos de girassóis.

Girassóis na Toscana

Muitos leitores do Post-Italy.com já me perguntaram onde e quando é possível encontrar e fotografar as enormes flores amarelas e não voltar para casa frustrado depois de uma viagem à Toscana.

Girassóis na Toscana

A resposta, infelizmente, é que aquela paisagem de cartão postal com os vastos campos de girassóis só poderá ser admirada durante o verão italiano. A planta é semeada na primavera e atinge o seu máximo esplendor nos meses de junho, julho e agosto.

Alfinetar no mapa a localização exata dos campos de girassóis na Toscana também não é uma tarefa fácil. Isso porque, para diminuir a exaustão do solo, os agricultores trocam as culturas a cada novo plantio na mesma área agrícola.

Girassóis na Toscana

As sementes de girassol são empregadas na indústria alimentícia e na dieta vegana, mas na Itália o óleo de girassol não é aquele mais utilizado no país. Na  cozinha cotidiana os italianos preferem o azeite.

A maioria dos campos de girassóis encontram-se em terrenos particulares, mas muitos deles podem ser avistados e fotografá-los percorrendo de carro estradas que levam a pitorescos vilarejos medievais.

Girassóis na Toscana

Um dos lugares privilegiados na Toscana para cruzar com os campos de girassóis é o Val d’Orcia, patrimônio Unesco desde 2004. Nos campos que circundam lugares como Pienza, a cidade ideal,  Montepulciano, renomado produtor do Vino Nobile di Montepulciano, Monticchiello e Montalcino, a terra do vinho Brunello, a possibilidade de encontrar  campos amarelos é grande.

Na província de Arezzo, na região conhecida como Val di Chiana, encontrei muitos campos de girassóis entre Castiglion Fiorentino e Marciano della Chiana e entre Bibbiana e Poppi, cidade famosa pelo seu castelo.

Já na região do Chianti, é fácil cruzar com os girassóis nos arredores de San Gimignano, mas se a sua intenção é explorar o sul da Toscana, na província de Grosseto, passando por Pitigliano e Sorano você também verá os tapetes amarelos.

No norte de Florença, tenha em consideração a área de Mugello e os arredores do Lago di bilancino e de Barberino del Mugello.

Girassóis na Toscana

Seja qual for a área escolhida para a sua road trip pela Toscana, o difícil será evitar fazer diversas paradas para forografar os campos de girassóis. E nem vale a pena esperar pela melhor luz para a pose. Ao contrário do que muita gente acredita, quando adulta a flor não segue a trajetória do sol pelo céu, mas fica sempre apontada para o leste.

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *