Informações práticas

Trem de luxo “Dolce Vita” percorrerá a Itália de norte a sul

Feche os olhos. Respire fundo. Imagine o barulho do atrito com os trilhos. A paisagem emoldurada pelas janelas. A atmosfera de uma decoração art decó, os elegantes vagões e as cabinas luxuosas de um trem que atravessa a Itália de norte a sul. Ficção? Para a sorte dos amantes do slow tourism, não.

Treno Dolce vita

O ministro do turismo italiano, Massimo Garavaglia.

Enquanto muitos países do mundo investem no trem supersônico – o chamado Hyperloop – a Itália aposta no charme do passado, anunciando a chegada do trem de luxo “Dolce Vita”, uma espécie de Orient Express made in Italy.

Treno Dolce vita

O projeto das empresas Arsenale e Trenitalia prevê uma linha que atravessará 128 cidades das 14 das 20 regiões italianas. A ideia é permitir a descoberta de vilarejos e de belezas naturais a bordo de um meio de transporte sustentável e com um ritmo lento. Provavelmente, o que muitos desejam na era pós pandemia. 

Treno Dolce vita

O trem Dolce Vita foi pensado não para chegar até a meta, mas para vivenciar a experiência da viagem”, explicou Francesco Cantamessa, diretor da Fondazione Ferrovie dello Stato, parceira do projeto.

Treno Dolce vita

Por enquanto, um elegante trem de 1920 está sendo restaurado. Seus 50 vagões com suítes e cabinas de luxo terão capacidade para receber até 64 passageiros. O cardápio oferecido abordo do trem também será pensado por renomados chefs italianos

Treno Dolce vita

Provavelmente, os turistas poderão escolher um dos dez itinerários pensados para explorar a península. Dois deles passarão pelo norte do país. Outras metas serão o Val d’Orcia e a Maremma, na Toscana, a região Abruzzo, Molise, Basilicata, o Salento, na Puglia e a Sicília.

Treno Dolce vita

Cada viagem poderá durar de um a três dias e a expectativa é que o primeiro trem parta em janeiro de 2023. Partiamo?

Treno Dolce vitaLeia também: 

Como viajar de trem na Itália: guia prático e vocabulário útil

Precisando de assessoria para organizar a sua viagem para Roma ou de um acompanhante turístico em língua portuguesa na capital? Fale comigo enviado um e-mail para postitalyblog@gmail.com. Será um “piacere” te ajudar. 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *