Ícone italiano: a Vespa completa 70 anos
Hoje, 23 de abril, a Vespa – um dos maiores ícones do made in Italy – festeja 70 anos.
Imaginem a Itália no ano de 1946, logo depois da Segunda Guerra Mundial: um país devastado e fortemente atingido pela depressão econômica.
Foi nesse cenário hostil que Enrico Piaggio, com o auxílio do engenheiro aeronáutico Corradino d´Ascanio e o desenhador Mario D´Este, apresentou ao mercado o primeiro protótipo da moto que conquistaria o mundo.
Inicialmente o lançamento não suscitou o entusiasmo dos italianos.
A Vespa custava cerca de 55 mil liras e o seu inventor tentou realizar uma parceria com a famosa marca Motto Guzzi.
A empresa recusou a proposta de tornar-se revendedor da Vespa e os 50 primeiros exemplares da moto foram comprados pelos próprios funcionários da Piaggio. Uma demonstração inequivocável da confiança que tinham no projeto.
Com o passar do tempo a moto conquistou o status de objeto do desejo de uma geração inteira de italianos. Nada como sonhar com uma gita fuori porta (passeio fora da cidade) a bordo de uma Vespa.
O produto tornou-se cada vez mais acessível e atualmente o número de apaixonados pela moto, inscritos nos chamado Vespa Club, chega a 60 mil pessoas.
A Vespa é um verdadeiro objeto- fetiche e merece até um espaço fixo no MoMa de New York.
O cinema também contribuiu significativamente com a fama.
Quem não lembra da cara de felicidade de Audrey Hepburn e Gregory Peck em A Princesa e o Plebeu ou na contagiante sensação de liberdade de Nanni Moretti que percorre os bairros de Roma a bordo de sua Vespa em Caro Diário?
Para quem estiver pensando em organizar uma viagem para a Itália, vale a pena saber que na cidade de Pontendera (cerca de 15 minutos de Pisa) fica o Museo Piaggio.
O local exibe diversos modelos raros da moto italiana no mundo. Entre eles, uma moto com a carroceria decorada por ninguém menos que o pintor Salvador Dalì.
Quem estiver em Roma e não quiser perder a chance de dirigir uma Vespa pode alugar a moto em uma dessas lojas:
Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso. Assim você colabora com o site e eu agradeço!
Evite filas e reserve já ingressos antecipados para os principais monumentos italianos ou passeios em diversas cidades do mundo!