Ambulante e chic: Ape Piaggio dita tendências na Itália
Uma das notícias da semana foi a chegada da moto Vespa no Brasil. O Gruppo Piaggio anunciou a inauguração de quatro lojas no país, mas no setor de transportes a motocicleta não é o único ícone do made in Italy. Quem já esteve na Itália já deve ter visto a Ape (abelha), o veículo de três rodas que é um misto entre um carro e um scooter.
Ela começou a ser produzida no final década de 40 como um meio de transporte funcional e robusto. Era um veículo pensado para o transporte de mercadorias como frutas e verduras pelas estradas estreitas de burgos ou das ilhas mediterrâneas.
Ágil e compacta, a Ape era o veículo preferido por quem não era um ás no volante. Aqui na Itália, você pode dirigir esse veículo se tiver pelo menos 16 anos de idade e uma carteira de motorista A1 para a condução de um scooter.
Com o passar do tempo, a Ape conquistou o status de veículo de tendência e tornou-se um totem da cultura italiana. Quando me casei, nossos amigos nos fizeram uma surpresa. Nos levaram para passear em uma ape car, com um cinto de segurança improvisado que na verdade era uma corda. Recentemente, a filha de um famoso cantor italiano, vestida de noiva, chegou até à igreja a bordo de uma Ape.
Sua fama superou fronteiras e chegou aos quatro cantos do planeta. Até nas ruas de São Paulo vi a Ape transformada em sorveteria ambulante.
Com a capacidade de transportar até 650 quilos, o veículo passou a ser o meio de transporte preferido de quem reinventou uma profissão pelas ruas das principais cidades italianas. Além de ser empregada para a venda de pratos típicos do street-food italiano, o veículo está sendo utilizado em diversas ocasiões.
Nas nossas últimas férias, em Santa Margherita Ligure, na Ligúria, cruzamos com uma Ape transformada em uma adorável loja de roupas vintage: L´Ape a pois. Em algumas ruas estratégicas de Roma também vejo com frequência a Ape chamada Malandra. A ideia de vender roupas de marca on the road é da estilista Valeria Ferlini.
Em Matera, rodamos pela cidade a bordo de uma Ape que funciona como um guia turístico (Ape nei Sassi) e no Museo della Centrale Montemartini em Roma uma Ape foi transformada em arquivo audiovisual.
Criatividade é o que não falta para transformar a Ape em um business de sucesso. Em Padova, você pode escolher uma armação de óculos na Ape de Flavia Martignan e durante o último verão a marca Dolce & Gabbana criou um beauty-ape car com as imagens de um típico carretto siciliano.
Para quem tem pouco tempo à disposição, por exemplo, Pink nails é um serviço que oferece manicure e maquiagem a bordo do veículo. Você reserva o serviço com uma app e a Ape de cor pink chega até a sua casa ou escritório.
Para os proprietários de cachorros, na província de Milano existe o serviço chamado Washing Dogs: banho, tosa e afins sobre três rodas.
Na Basilicata, o professor aposentado Antonio La Cava percorre as estradas de sua região com uma biblioteca ambulante a bordo de sua Ape. É a cultura, não só metaforicamente, ao alcance de todos.