comer pizza em Roma
Pizza, sorvete, street foodSaborear

Onde comer pizza em Roma: dicas sobre costumes locais

Comer pizza em Roma pode ser uma experiência inesquecível ou traumática. Me explico melhor. Cada país segue seus próprios costumes e, na capital italiana, também existem algumas “regras” não escritas, mas compartilhadas por romanos doc que, em família ou com amigos, quase nunca dizem não à pergunta “andiamo a mangiare una pizza?”

Pizza em Roma

Principalmente na primavera, quando voltando para casa a gente sente no ar aquele aroma que é um misto de forno a lenha e de flores de jasmim, é difícil resistir a um convite para uma noite ao ar livre com a dupla pizza e birra.

Pizza em Roma

Se durante a sua permanência na cidade eterna você tiver planos de degustar uma pizza, conhecer alguns hábitos locais pode ser de grande ajuda.

Pizza em Roma

Para começar, vale a pena sublinhar que antes da pizza os romanos costumam degustar uma porção de um ou mais tipos de “fritti” (frituras). Os mais comuns na capital são: fiore di zucca ripieno (flor de abobrinha recheada com anchova e mozzarella), o supplì (uma espécie de bolinho arroz recheado com molho de tomate e queijo), o filetto di baccalà (filé de bacalhau) e uma instituição da capital: o carciofo alla giudia, a alcachofra frita típica da culinária judaica-romana que você encontra em vários restaurantes do gueto judaico de Roma.

Pizza em Roma

A pizza quase sempre é acompanhada pela birra alla spina (chopp) e, se quiser evitar que o garçom torça o nariz, nem pense em combiná-la com um cappuccino. Além das marcas mais comuns, a maior parte das pizzarias em Roma também oferece uma vasta seleção de cervejas artesanais.

Pizza em Roma

A pizza romana é conhecida por ser sottile e scrocchiarella (fininha e crocante) e na Itália não se prioriza a abundância de recheios  nem as combinações exóticas. Abacaxi e frango e afins são consideradas verdadeiras aberrações gastronômicas. Aqui, menos é mais.

No Brasil costumamos pedir uma pizza grande e dividi-la.  Já na Itália as pizzas são individuais. Ao observar o seu tamanho a sua primeira reação pode ser aquela de espanto, mas garanto que a massa de uma boa pizza romana é tão leve que você conseguirá devorá-la por inteiro, sem problemas.

Pizza em Roma

Outro costume brasileiro que não vemos na Itália: aquele de regar a pizza com azeite. As matérias-primas de qualidade aliadas ao longo período de fermentação da massa já são garantias de um sabor intenso que não precisa de coadjuvantes para ser acentuado.

Sobre o cardápio, uma curiosidade é que em Roma, a pizza com molho de tomates, orégano, anchovas e mozzarella é conhecida como Napoletana enquanto que, em Nápoles, a pizza com os mesmos ingredientes é chamada de Romana.

Ficou confuso? Não se preocupe, se escolher a pizzaria certa, seja qual for o sabor de sua preferência não sairá de Roma decepcionado.

Aqui, alguns endereços para provar a pizza romana:

Da Ivo a Trastevere: Via di San Francesco a Ripa, 158

Sbanco (no bairro de San Giovanni): Via Siria, 1

Eataly Roma: Piazzale 12 Ottobre (Ostiense)

La Gatta Mangiona (zona Gianicolense): (Via Federico Ozanan, 30/32)

Emma: (Via del Monte della Farina, 28)

Pizzeria Alle Carrette: Via Madonna dei Monti, 95

Meridiem: Via Tuscolana, 134

Pizzeria da Remo:Piazza di Santa Maria Liberatrice, 44

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

This article has 2 comments

  1. Natalie Soares

    Oi, Anelise. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  2. anelise sanchez

    Grazie mille, Nati! Estou muito feliz!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *