Roma secreta: o Arco degli Acetari, quintal de Campo de’ Fiori
Roma possui uma qualidade que vale por muitas. É uma cidade que sabe te reconquistar. Mesmo nos dias mais difíceis, nos momentos em que a capital parece desleixada, preguiçosa e indolente, basta virar uma esquina, levantar o olhar para o céu ou escutar os versos de Antonello Venditti para reconciliar-se com a cidade eterna.
O Arco degli Acetari, situado a poucos metros do mercado de Campo de’ Fiori, é um dos cantinhos íntimos de Roma que te transportam no tempo. Se trata de uma espécie de pátio ou quintal cujo nome deriva dos antigos comerciantes de “acqua acetosa”, uma variedade de água com leve sabor de ferro e vinagre vendida por suas propriedades medicinais. O Papa Paolo V foi um dos fãs da água e ordenou a construção de uma fonte monumental no bairro Parioli, local onde escorria a água com essas características.
Considerando a proximidade com o mercado de Campo de’ Fiori, no Arco degli Acetari os comerciantes romanos estocavam a água. Hoje o local é ocupado por graciosas casas com sacadas floridas que ainda preservam o aspecto da Baixa Idade Média. O pátio é uma zona fechada e muitos turistas que circulam pela movimentada Via del Pellegrino nem se dão conta de sua existência.
Para admirar a raridade do Arco degli Acetari é preciso entrar no local em silêncio, quase na ponta dos pés, e captar os detalhes. Crianças que brincam a poucos metros de um principais pontos turísticos da capital mas que parecem isoladas do mundo. Paredes alaranjadas como o por do sol romano.
Escadas rústicas que levam seus moradores a casas de imenso valor histórico. Um varal com roupas lavadas há pouco. Bicicletas enferrujadas. Gatos que circulam com a tranquilidade de quem sabe que, no final do dia, o almoço é garantido com os restos das barracas de Campo de’ Fiori. Abra os olhos! Essa é a magia de Roma!
Pingback: giorno ventuno - itália - lazio - roma - passeando aleatoriamente (flanando) pela cidade eterna num feriado. - dcpv