
Bate-volta: Roma – Calcata, charme medieval com um toque hippie
A Itália é repleta de cidades fascinantes. Uma vida inteira não bastaria para explorar os seus lindos e inúmeros vilarejos e os arredores de Roma não são uma exceção no quesito beleza.
Sempre que posso, com a minha família costumamos fazer viagens de “bate-volta” e a pitoresca Calcata foi uma delas. Para quem não sabe, algumas das cenas do DVD “Saltimbancos”, de Chico Buarque, foram gravadas ali.
Calcata, cidade medieval, encanta antes mesmo que você coloque os seus pés nela. Situada no topo de uma rocha vulcânica, ela domina a paisagem local.
Localizada a cerca de 50 quilômetros ao norte da capital, na província de Viterbo, apesar de pequena Calcata não é a clássica cidadezinha de interior, caracterizada por um ritmo de vida lento e uma pequena comunidade de idodos que assistem a vida passar.
Muito pelo contrário. Você entenderá isso assim que percorrer as suas ruas estreitas, encontrar os seus moradores ou der de cara com um retrato de Jimi Hendrix pintado na fachada de um edifício histórico.
Calcata é uma cidade alternativa, um cantinho do mundo que ainda tenta preservar a atmosfera de paz e amor da cultura hippie.
Passeando pelo emaranhado de vielas de Calcata você, provavelmente, cruzará com boêmios, artistas de rua, simpatizantes do movimento new age e adeptos do mantra Hare Krishna.
Nos finais de semana, dezenas de barraquinhas dividem espaço com pequenas galerias de arte, casas bizarras e restaurantes descolados.
Na década de 30, o território de Calcata havia sido interditado porque temia-se que os seus penhascos pudessem desabar. Seus habitantes deslocaram-se para uma área próxima, chamada de Calcata Nova, e o destino do antigo vilarejo era tornar-se uma localidade fantasma.
No começo dos anos 60, porém, atraídos pela beleza e pelo clima místico do lugar, muitos artistas decidiram ocuparam as casas de pedra de Calcata e revitalizaram a cidade, convencendo o governo local que o lugar ainda podia sim ser habitada, sem que isso colocasse em perigo a vida de seus moradores.
Muito boa a matéria. Fiquei com vontade de conhecer pois, além de ser apaixonada pela Itália, gosto de artesanatos diferentes, mas seria possível chegar lá de ônibus ou trem?
Sim, apesar de ser um pouquinho complicado. Existem ônibus da empresa Cotral que partem da estacao Saxa Rubra nos seguintes horários:06:55, 09:20, 12:15, 13:55, 14:40, 15:10, 17:25, 18:00 e 20:35.
Para chegar até Saxa Rubra, vc precisa pegar um trenzinho que parte da estação Flaminio (Piazza del Popolo).
Abs e espero que consiga visitar a cidade!
Anelise
Olá!
Vou sozinha a Roma e queria ir de transporte público a essa linda cidadezinha. Atualmente, junho de 2023, o esquema é o mesmo?
Não sei se conseguirei ir no fim de semana, durante a semana é interessante também?
Oi Luciana! Precisa pesquisar no site da empresa de transportes. Se pude rir durante a semana com certeza será mais tranquilo