Cafeteria e bistrot cat friendly em Roma
Roma sempre foi uma cidade tolerante com gatos. Quem mora na capital italiana sabe que, por exemplo, as ruínas da área arqueológica de Torre Argentina, local onde foi assassinado Júlio César, tornou-se um reduto felino.
Ali, diariamente, os voluntários de uma associação dedicam-se à alimentação, higiene e saúde dos mais de 250 exemplares de gatos que elegeram um sítio arqueológico como casa. Os voluntários também esterilizam os animais e promovem a sua adoção por parte de terceiros.
A mesma coisa acontece nos arredores da pirâmide de Cestio, no bairro de Ostiense, túmulo de Caio Cestio Epulone, um magistrado da Roma antiga.
Algumas pessoas sustentam que a admiração dos romanos pelos felinos intensificou-se durante o período da peste, já que os gatos contribuiram significativamente com o fim dessa tragédia, exterminando os roedores.
Fato é que, depois de séculos, essa relação entre romanos e felinos foi formalmente reconhecida e os gatos foram declarados patrimônio biocultural da cidade eterna.
Eu adoro animais. No Brasil tinha cachorros e aqui na Itália tenho um gato, com o qual convivo há quase oito anos. Aprecio os felinos porque são independentes e porque escolhem ao invés de serem escolhidos.
Eles decidem se e quando confiar em você. Gato para mim é sinônimo de aconchego. Fiz essa introducão porque sei que, assim como eu, muitos expatriados sentem a falta de animais de estimação que deixaram no Brasil.
Adotar um novo companheiro em terra estrangeira nem sempre é fácil porque comporta dedicação e condiciona o seu cotidiano.
Por isso achei que valia a pena citar aqui no blog um local inspirado nos neko cafés japoneses que fica entre o badalado bairro de Ostiense e a Garbatella.
A cafeteria, muito charmosa, chama-se Romeow Cat Bistrot e, obviamente, serve somente pratos vegetarianos e vegan.
Seis gatos adotados circulam livremente pela cafeteria e divertem-se subindo o tronco de uma árvore posicionada no salão ou dormem, tranquilamente, sobre graciosos sofás e poltronas.
O local serve entradas com preços médios entre seis e oito euros, pratos principais que oscilam entre oito e doze euros e sobremesas por um preço entre quarto e sete euros.
As cervejas servidas no Romeow Cat Bistrot são artesanais e entre os vinhos existem etiquetas de produtos orgânicos.
No Romeow Cat Bistrot também acontecem eventos como a apresentação de livros.
O local fica aberto de terça a domingo das 10h às 23h.
Endereço:
Romeow Cat bistrot
Via Francesco Negri, 15
Tel. 347 5254372
Para chegar lá:
Linha B do metrô, parada Garbatella