Ver

Pórticos de Bolonha são declarados patrimônio mundial da humanidade

Mais uma conquista para a Itália. A Unesco acaba de anunciar que os pórticos da cidade de Bolonha foram classificados como patrimônio mundial da humanidade. Agora, o país soma o número recorde de 58 bens tombados.

Pórticos de Bolonha

No último fim de semana, a Unesco também reconheceu um ciclo de afrescos realizado por Giotto, na Cappella degli Scrovegni, no século 14 em Padova (Pádua), e a estância termal de Montecatini Termi como Patrimônios da Humanidade.

Pórticos de Bolonha

Os pórticos são um dos ícones da cidade e protagonistas de uma das músicas mais belas de Lucio Dalla, que nasceu na capital da região da Emilia Romagna. Em, “Le Rondini”, ele cantava os versos:

Pórticos de Bolonha

“…Vorrei girare il cielo come le rondini, e ogni tanto fermarmi qua e là. Aver nido sotto i tetti al fresco dei portici. E come loro quando è la sera chiudere gli occhi con semplicità…”

Pórticos de Bolonha

“…Gostaria de passear pelo céu como andorinhas, e de vez em quando parar aqui e ali. Ter um ninho sob os telhados no frescor dos pórticos. E, como elas, ao anoitecer, fechar os olhos com simplicidade...”

Pórticos de Bolonha

No total, são cerca de 62 quilômetros de pórticos e 42 deles encontram-se no centro histórico. O mais comprido é chamado Portico di San Luca (3,8 km), que une a cidade com um santuário. O mais estreito tem 95 centímetros de largura e fica na Via Sanzanome.

Pórticos de Bolonha

Inicialmente, eles foram construídos em madeira no final da Idade Média.

Pórticos de Bolonha

Hoje, em alvenaria, além de servir para se proteger da chuva, da neve e do sol, os pórticos são um espaço precioso para a socialização e o comércio.

Pórticos de Bolonha

Moradores e turistas passeiam sob os pórticos, fazem compras e paradas estratégicas nas cafeterias protegidas por essas estruturas.

Pórticos de Bolonha

Para saber mais sobre Bolonha, leia também:

Pórticos de Bolonha

Bolonha, a essência de tudo o que você precisa para viver bem

Via Piella e o lado Veneza de Bolonha

Fico EatalyWorld: em Bolonha o maior parque gastronômico do mundo

Precisando de assessoria para organizar a sua viagem para Roma ou de um acompanhante turístico em língua portuguesa na capital? Fale comigo enviado um e-mail para postitalyblog@gmail.com. Será um “piacere” te ajudar. 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *