Santa Margherita Ligure, Itália
Ver

Santa Margherita Ligure. Balneário chic e retrô para sentir o glamour da Ligúria

Santa Margherita Ligure não costuma ser a protagonista dos itinerários de viagem dos brasileiros de passagem pela Ligúria. Se o tempo à disposição for pouco, depois de conhecer as maravilhas de Cinque Terre os turistas esticam até Portofino, por via marítima, para conferir de perto o charme de um dos vilarejos mais exclusivos da região.

Santa Margherita Ligure, Italia,

Considerando que Santa Margherita Ligure fica a estação de trem mais próxima de Portofino e que da cidade é possível pegar um ônibus ou percorrer uma trilha de 5 quilômetros para chegar na frente da Chiesa di San Martino, Santa Margherita Ligure é, injustamente, uma meta de passagem.

Santa Margherita Ligure, Italia,

A maioria dos turistas prefere chegar até à famosa piazzetta de Portofino e passar o tempo admirando barcos, iates que valem uma fortuna e as vitrines de lojas carissímas. Claro que vale a pena, mas eu não deixaria Santa Margherita Ligure em segundo plano.

Santa Margherita Ligure, Italia,

A cidade fica na chamada Riviera di Levante, no Golfo del Tigullio, e se você faz base em Gênova ou La Spezia pode chegar até lá de carro ou usando as linhas de trens regionais com tarifas bem acessíveis.

Santa Margherita Ligure, Italia,

Para mim, a primeira impressão ao chegar lá foi aquela de não estar na Itália, mas de pisar  em algum cantinho da Côte d’Azur, França. A combinação de uma orla com cabines coloridas no melhor estilo vintage, hotéis elegantes com fachadas de estilo liberty, garotas com top xadrez de estilo Vichy e mar repleto de barcos coloridos estimula a sensação de estar dentro uma cena de um filme com Brigitte Bardot.

Santa Margherita Ligure, Italia,

Claro que durante o verão a cidade é bem movimentada, mas extremamente organizada para receber turistas. É fácil encontrar guardas municipais sempre dispostos a fornecer informações  aos estrangeiros e no centro da cidade (Piazza Vittorio Veneto) há um ponto de informações turísticas.

Santa Margherita Ligure, Italia,

Circulando por Santa Margherita Ligure você percebe que cada detalhe de sua concepção urbanística foi pensado com atenção, criando a atmosfera típica de uma refinada cidade litorânea. Em uma de suas praças, por exemplo, cruzamos com uma feira de artesanato que reunia o melhor do made in italy. Objetos únicos e dificilmente comercializados em lojas de grandes metrópoles. A cidade inspira até a escrever um diário de viagem.

Santa Margherita Ligure, Italia,

Sua orla é ocupada por gente que quer ver e ser vista enquanto pelas ruas não é difícil cruzar com uma Ferrari ou outros carros de luxo.

Santa Margherita Ligure, Italia,

O panorama do lungomare é dominado por um castelo construído em 1550 pela República de Gênova para defender a cidade dos ataques de piratas sarracenos. Hoje o monumento é uma propriedade particular, mas passeando pela lbeira da praia você poderá avistá-lo e fotografá-lo.

Santa Margherita Ligure, Italia,

Outra atração de Santa Margherita Ligure é Villa Durazzo (Salita San Giacomo, 3), antiga propriedade de uma nobre família. O edifício erguido em 1678 era uma residência de veraneio circundada por jardins monumentais hoje usada como palco de eventos importantes.  

Santa Margherita Ligure, Italia,

Para quem for visitá-la, também vale a pena conhecer o ingresso da mesma villa, mas na Via San Francesco. Ali fica o risseu, uma espécie de calçada realizada com mosaicos típicos de várias cidades da Ligúria.

Santa Margherita Ligure, Italia,

Entre os edifícios sacros, os destaques são a Abbazia della Cervara di San Girolamo (via Cervara 10), cujos jardins também podem ser visitados com reservas antecipadas, e o característico Santuario di Nostra Signora della Rosa (1658),  no passado conhecido como  basílica de Santa Margherita di Antiochia (Piazza Caprera).

Santa Margherita Ligure, Italia,

No centro de Santa Margherita Ligure, não deixe de passear entre os caruggi– os típicos becos entre os edifícios coloridos – e de admirar as vitrines de lojas de produtos típicos como a Antica Drogheria Seghezzo (via Cavour, 1) e de provar a  clássica focaccia ligure. Dois endereços imperdíveis são o Panificio Pinamonti (Via dell´Arco, 23) e o Panificio Fiordiponti (Via Jacopo Ruffini, 26).

Santa Margherita Ligure, Italia,

Para chegar lá: De trem, da estação La Spezia Centrale até Santa Margherita Ligure – Portofino os preços das passagens oscilam entre 6,60 e 10 euros euros (só ida) e a viagem dura entre 1 hora e 1h40. De Genova Piazza Principe até Santa Margherita Ligure – Portofino o percurso pode durar de 35 a 60 minutos e as tarifas vão de 3,60 até 8,50 euros. Se preferir o carro, não deixe de consultar as melhores tarifas para aluguel de automóveis na Itália com o nosso parceiro, a Rent Cars.

Santa Margherita Ligure, Italia,

Onde hospedar-se: Para curtir ainda mais a atmosfra retrò, escolha o Grand Hotel Miramare, um dos primeiros hotéis de luxo da cidade.
Praias: A maior parte das praias tem pedrinhas e o mar tem um tom de azul incrível.  Se quiser usufruir de espreguiçadeiras e guarda sol precisará pagar os serviços de um stabilimento balneare. Na chamada spiaggia libera (praia livre) você pode estender a toalha ou a canga e usar vestiários, banheiros e ducha. Logo depois do Hotel Regina Helena também fica a chamada bau Bau Beach, ideal para quem viaja com cachorros.

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *