FICO Eataly World em Bolonha
Saborear

FICO Eataly World; abre em Bolonha o maior parque gastronômico do mundo

FICO Eataly World (Fabbrica Italiana Contadina). Memorize esse nome porque, provavelmente, nos próximos meses, será um dos protagonistas na mídia internacional.

Fico Eataly World

Se não é fácil surpreender um italiano quando o assunto é gastronomia, essa missão é ainda mais árdua se o seu interlocutor vive na Emilia-Romanha.  Aqui comida é algo sacro, digno de veneração. Crianças alimentadas a base de tortellini, mortadella, crescentine, Prosciutto di Parma, culatello, piadine, Parmigiano Reggiano e afins se tornam gulosos assumidos, adultos de paladar exigente.

Fico Eataly World

Se quando viajam ao exterior muitos italianos “sofrem” para aceitar adaptações e pratos com nomes “italianizados”, mas que de legítimo made in Italy tem bem pouco, é porque conhecem perfeitamente o valor do trabalho na terra, os sabores de produtos genuínos.

Fico Eataly World

Foi partindo desse conceito – o retorno às origens – que Oscar Farinetti, fundador do colosso Eataly, a prefeitura de Bolonha e o Centro Agroalimentar da cidade (CAAB) apostaram em uma iniciativa única; a criação do maior parque gastronômico e agropecuário do mundo.

Fico Eataly World

FICO é um acrônimo, mas também uma gíria italiana para indicar algo muito cool, legal. O espaço de 80 mil metros quadrados concentra muitas novidades e será aberto ao público no dia 15 de novembro, na periferia de Bolonha.

Fico Eataly World

É complicado traduzir em uma única palavra o conceito desse projeto empreendedor. À primeira vista pode parecer, simplesmente, um gigantesco shopping center dedicado à gastronomia ou um parque de diversões para devoradores compulsivos de comida italiana. Mas não é só isso.

Fico Eataly World

O ingresso do FICO, por exemplo, foi decorado diferentes variedades de maçãs e representa perfeitamente a ideia de Farinetti; exaltar um território e as suas inúmeras excelências. “Entre as cerca de 1300 variedades de maçãs presentes na Europa, quase mil nascem na Itália”, lembrou o empresário durante a coletiva de imprensa.

Fico Eataly World

Ele sublinhou o fato que o país líder em número de patrimônios mundiais da Unesco (53) e que possui 70% do patrimônio artístico do planeta não pode deixar de divulgar tanta beleza e diversidade. Farinetti é um fabulista e, de uma certa maneira, FICO também é um projeto “narrativo” que conta as maravilhas italianas da terra ao prato.

Em sua área externa foram plantadas árvores de frutas, oliveiras e hortaliças. Foi organizado um galinheiro e até um local que reproduz a experiência da caça às trufas; um dos ingredientes mais finos da gastronomia italiana.

Fico Eataly World

Foram semeados cereais e criados estábulos para animais como cabras, burros (que também produzem leite), coelhos e porcos. O número de animais e plantas ainda é simbólico, mas são um emblema da missão didática do FICO Eataly World. Como nasce um queijo italiano? Como distinguir uma árvore frutífera da outra? Quantas raças bovinas existem na Itália? Essas e outras perguntas serão respondidas através de um dos 30 cursos promovidos diariamente no local.

Fico Eataly World

No espaço há ambientes lúdicos e interativos (com ingresso pago)  – dedicados a temas o mar, a terra, o fogo, os animais, o vinho e o futuro -, espaço para praticar esportes, uma livraria, um anfiteatro, salas didáticas, uma sala para congressos e até um cinema que exibirá filmes italianos.

Fico Eataly World

O FICO Eataly World funcionará como um parque com ingresso gratuito. Entrando, os visitantes poderão percorrer um imenso corredor ocupado por 40 fábricas à vista. Isso significa que, do vidro, será possível acompanhar o processo de produção de produtos como massas, panettoni, azeites e doces, comprar todos os ingredientes da gastronomia local e degustar grandes clássicos da culinária italiana em um dos 45 restaurantes ou quiosques gastronômicos do FICO Eataly World.

Fico Eataly World

Os clientes poderão circular pelo local a pé ou com uma das inúmeras bicicletas munidas de sacolas refrigeradas. Assim as compras se mantêm frescas até à hora de sua saída.

Fico Eataly World

Graças a uma parceria com a Trenitalia, até 15 de janeiro de 2018 as passagens ferroviárias para Bolonha custarão 30% em menos no site do FICO Eataly WorldO local fica na periferia da cidade e para chegar lá, da estação central de Bolonha será possível utilizar uma linha de ônibus exclusiva que transportará os clientes até o FICO Eataly World.

 FICO Eataly World: Via Paolo Canali, 8. Bolonha

PULE A FILA E COMPRE INGRESSOS ANTECIPADOS

Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações de Roma.

RESERVA DE HOTÉIS

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

Booking.com 

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *