MP Boulangerie: cafeteria gourmet em Roma
Adoro as cafeterias e padarias em Roma.
O café da manhã revela muitas características de um povo e nós brasileiros, nos dividimos em dois grupos: aqueles que saem de casa em jejum, pela pressa, e aqueles que reforçam a primeira refeição do dia sabendo o quanto ela é fundamental para enfrentar o ritmo frenético de nossas metrópoles.
Os italianos são diferentes. A maioria deles toma um café a base de leite, biscoitos, cereais ou torradas com geléia e, lá pela metade da manhã, fazem a chamada seconda colazione (segundo café da manhã).
Esse costume não implica, simplesmente, consumir alguma coisa para enganar a fome até a hora do almoço.
Em geral, italianos adoram socializar. Por isso, a seconda colazione significa uma pausa do trabalho para deslocar-se até a cafeteria mais próxima, degustar um café ou cappuccino com um cornetto (croissant) e bater um papo rápido com os colegas de trabalho. Eu também aderi a esse hábito. Sou capaz de renunciar a doces, mas não à seconda colazione.
No final da semana passada fui provar a nova sede de uma famosa padaria e cafeteria romana: a MP Boulangerie.
MP são as iniciais de Matteo Piras e seria redutivo chamá-lo simplesmente de padeiro, já que Matteo é especializado na preparação de pães especiais e doces franceses.
Os italianos que me desculpem, mas em matéria de croissants os mestres são mesmo os franceses.
O local fica na Via di Panico 6, pertinho do famoso Ponte Sant´Angelo, e a decoração da boulangerie é muito original.
O espaço mescla com sabedoria objetos vintage aparentemente contrastantes como velhas cadeiras de um cinema, espelhos de antiquários, antigos bancos de escolar, um capacete militar e relógio de uma estação de trem.
Tudo foi cuidadosamente distribuído, mas essa originalidade seria em vão se a qualidade dos produtos da MP Boulangerie deixasse a desejar.
Adorei o croissant, a variedade de pães diferentes vendidos no local – como aquele a base de algas ou carvão vegetal – a preferência por matérias-primas orgânicas e de qualidade como farinha integral, as pizzas artesanais e a possibilidade de comprar produtos tradicionais como a clássica torta de maça ou bolachas em versão vegan friendly.
Gostei menos do fato do cappuccino ter sido servido em um copo de plástico porque acho que isso compromete o fascínio de um local tão bem pensado.
Apesar do espaço pequeno, na hora do almoço a MP Boulangerie também serve pratos quentes e frios de qualidade, inclusive com opções para vegetarianos e veganos.
O local nos dá a sensação de frequentar um pedacinho de Provença em Roma e pode ser uma boa opção para uma pausa gulosa entre um passeio e outro no centro histórico.