Como chegar em Matera. Dicas para quem viaja com ou sem carro
Matera foi eleita a capital europeia da cultura 2019. É o momento em que a cidade está sob os holofotes da mídia e uma dúvida comum entre os leitores do Post-Italy.com é: qual a melhor maneira de chegar até lá se eu viajo sem carro? Até agora, a logística dos turistas que contam com o sistema de transporte público italiano para explorar Matera não é simples.
Uma opção é pegar os trens que partem de grandes metrópoles como Milão, Roma e Nápoles e chegam até Ferrandina-Scalo Matera, a estação mais próxima à cidade dos “sassi”.
A questão é que esse serviço oferecido pela Trenitalia prevê no mínimo duas baldeações. Por exemplo: primeiro é preciso pegar um trem que sai de Roma Termini e chega até Salerno em 2h55. De lá, é necessário trocar de trem e, com aquele Regionale, em 1h47 você desembarca em Potenza. De lá, a última etapa é um ônibus até Ferrandina-Scalo Matera. Número total de horas viajando: 7h06. Além disso, em Ferrandina os táxis e os ônibus são esporádicos e ainda faltam cerca de 30 quilômetros para chegar até Matera.
A situação melhorou um pouco quando a Trenitalia passou a oferecer o serviço Freccialink. Saindo de grandes cidades você pode pegar um trem de alta velocidade (Freccia) que te leva até Salerno e de lá existem ônibus de 16 lugares que chegam em Matera em cerca de 2h55. O preço dessa tarifa, na data da publicação desse post, é de 57,90 euros para pouco mais de cinco horas de viagem. Para voltar até a estação de Salerno, os ônibus Freccialink saem de Matera (Piazza Matteotti) às 9h55 e às 11h55 (nos fins de semana, às vezes, em um único horário).
Na verdade desde a década de 80 existe um projeto de infraestrutura para a construção de uma linha ferroviária que conecte Matera com o resto do país.
No entanto, o relativo isolamento de Matera, pelo menos no papel, parece estar com os dias contados. A Ferrovie Appulo Lucane (Fal) acaba de inaugurar uma vasta área de estacionamento ferroviário, para ônibus turísticos e carros em Serra Rifusa (cerca de 5 km de Matera). Essa é a primeira obra regional que pretende expandir uma rete ferroviária que já liga Bari à capital europeia da cultura 2019 em cerca de 1h40 e prevê paradas como Altamura, Matera Serra Rifusa, Matera Villa Longo e Matera Centrale. Assim, as regiões Puglia e Basilicata estão mais próximas do ponto de vista dos transportes. Consulte todos os horários de partida no site https://ferrovieappulolucane.it/
Do ponto de vista de investimentos nacionais, até 2022 espera-se poder viajar de trem de Roma a Matera em cerca de 3h30. Se você pretende explorar a Puglia e de lá chegar até à Basilicata, a minha sugestão é que use Bari como base de apoio porque, de lá, ao contrário do que acontece em cidades menores, a frequência dos trens regionais para lugares como Matera será maior. Por enquanto, a melhor alternativa ainda é o aluguel de um carro porque essa opção permite que você faça paradas estratégicas em cidades lindas como Polignano a Mare e Altamura, por exemplo.
Para quem prefere viajar de carro, a distância de Roma até Matera é de aproximadamente 460 km e a viagem até lá pode superar cinco horas. Você deve percorrer a rodovia A1/E45 até Nápoles e depois pegar a saída A30 que indica Salerno/Reggio Calabria/Avellino/Bari. Em seguida, percorrerá a E45 /A3 na direção de Reggio Calabria até a saída E 487 para Sicignano/Potenza/Matera. A viagem pode ser bem cansativa e nós optamos por uma solução “híbrida”; avião até Bari, na Puglia, e de lá aluguel de carro para explorar a região e seguir até Matera. A distância de Bari até Matera é de cerca 73 km.
Clicando nos banners do nosso parceiro, a Rentcars, aqui no site, você pode comparar e conseguir as melhores tarifas para o aluguel de um carro na Itália.
Leia também:
Como viajar de trem na Itália: guia prático e vocabulário útil.
Olá. Estou enganado ou não tem informação nenhuma pra quem quer ir de carro?
Abs.
Olá Eduardo! Acho que quando inseri a última imagem o WordPress acabou “comendo” uma parte do texto. Já copiei o parágrafo que faltava. Obrigada pela indicação! Abs.
Olá Anelise, fiquei em dúvida quanto ao serviço Freccialink. É um ônibus, que está associado ao trem de alta velocidade? Ou pode ser utilizado separado? No caso de eu já estar em Salerno, posso utilizar esse transporte para ir até Matera?
Bo dia Loanda, tudo bem? Sim, é um ônibus de 16 lugares cujo serviço é vinculado à venda das passagens de trem e por isso não pode ser vendido separadamente. 🙂
Obrigada! Beijo.
Anelise, que lugar lindo!
Tem dicas atuais de como chegar lá?
É uma viagem cara, tendo em vista tantos deslocamento?
Olá Karla, tudo bem? Antes de mais nada, obrigada pelo contato. A melhor maneira de chegar lá é mesmo de carro. Existe a linha ferroviária AppuloLucane (www.ferrovieappulolucane.it) que une a Puglia e a Basilicata e a Trenitalia tb coloca a disposição dos clientes um ônibus chamado FrecciaLink que conecta a rota Salerno/Potenza/Matera, mas para ter liberdade de explorar a região sugiro o automóvel.
Depois que foi capital da cultura a cidade é bem procurada por turistas, mas não é mais cara do que outras metas italianas mais populares. Se procura acomodação, sugiro o Sextantio ou o Palazzo del Duca, ambos muito pitorescos. 🙂
QUe bom Anelise!
Qual a minha melhor opção desde o Brasil?
disponho de 10 dias apenas, chego por onde? e como vou à região da Puglia?
beijos e grata pela sua atenção conosco
Ola Karla! Tudo bem? Para chegar até a Puglia, depende de qual parte dessa regiao voce pretende visitar. Ela é bem extensa. Se quiser fazer o roteiro de Bari e provincia, pode pegar aviao de Roma até Bari. La, alugar um carro e contnuar a explorar as cidades nos arredores. Matera fica na Basilicata, mas da para esticar ate la. se a sua ideia for explorar o Gargano, sugiro que va de carro ate la para facilitar os deslocamentos. Se precisar de consultoria personalizada para a viagem, estou a disposiçao. Bj
Olá, estou vendo aqui em Dec 2022, que há uma linha de ônibus Flixbus que faz Napoli-Matera em 3 hs de viagem.
Muita boa dica!