Vista espetacular de Roma: a cúpula da Basílica de São Pedro
Quando penso no céu de Roma, a primeira imagem que invade a minha mente é aquela da cúpula da Basílica de São Pedro, uma das protagonistas dos cartões postais da cidade eterna.
Desenhada por Michelangelo Buonarroti e concluída por volta de 1590 – após a morte do artista – ela é realmente monumental: possui 136 metros de altura, 42 metros de diâmetro e pesa cerca de 14 mil toneladas.
Chegar até o topo da cúpula requer um mínimo de resistência física porque as opções são duas: ou você escolhe a alternativa que exige menos esforço e pega um elevador até a parte mais baixa dela e, em seguida, sobe a pé 320 degraus ou encara o desafio de subir a pé 551 degraus.
Vale a pena lembrar que esse tipo de passeio não é recomendado para pessoas claustrofóbicas ou que sofrem de problemas cardíacos porque é como subir na montanha-russa.
Apesar da primeira parte do percurso ser relativamente tranquila, quando os corredores e escadas vão ficando cada vez mais estreitos chega o momento no qual não dá mais para desistir.
Para quem tem fôlego essa atração é imperdível.
Percorrendo o percurso que leva os visitantes até o alto da cúpula você poderá contemplar detalhes que não poderia notar do térreo, no interior da Basílica de São Pedro, como os imensos mosaicos retratando as figuras de santos, papas e apóstolos.
Quando chegar no alto da cúpula sera recompensado com uma vista maravilhosa de Roma e poderá fotografar os principais monumentos da cidade eterna como o Castelo de Sant’Angelo e o Vittoriano.
Informações úteis:
Cúpula da Basílica de São Pedro
Piazza San Pietro, ingresso lateral à Basílica
Preço:
Acesso exclusivo por escadas (551 degraus): 8 euros.
Elevador + escadas (320 degraus): 10 euros.
Funcionamento: de outubro a março das 8h às 17h e de abril a setembro das 8h às 18h.
Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!
Parabéns. Lindas fotos
O mérito é do nosso colega e fotógrafo profissisonal Vincenzo Polidori.
Oi Anelise,
Eu posso decidir por esse passeio lá na hora? Em uma visita normal, o “itinerário” seria museu do Vaticano, Basílica e aí eu posso escolher subir à cúpula?