As datas com entrada gratuita nos principais museus e atrações da Itália
O Post-Italy.com foi um dos primeiros blogs a dedicar espaço a um assunto de extremo interesse para os turistas que viajam para a Itália: a mudança no sistema que prevê, em datas específicas, a entrada grátis em museus, sítios arqueológicos, jardins monumentais, monumentos e galerias de arte do estado italiano. Você pode conferir os detalhes no artigo Museus grátis na Itália: 20 dias por ano com entrada franca.
Esse é um tema que ainda tem gerado muitas dúvidas porque, além dos dias com entrada grátis previstos em todo o território nacional durante a chamada Semana da Cultura (de 5 a 10 de março), cada estrutura terá autonomia para decidir o próprio calendário de datas com entrada franca. Isso significa adotar critérios personalizados e até agora experimentais para o ingresso gratuito.
Por esse motivo, se estiver planejando uma visita a algum museu específico, controle sempre o seu site para conferir as datas ou entre no portal iovadoalmuseo.beniculturali.it. Pensando em facilitar a vida dos leitores, vou divulgar as novidades relativas a três das atrações turísticas mais visitadas da Itália: o Coliseu, em Roma, as Gallerie degli Uffizi, em Florença, e Pompeia.
As únicas datas de abertura gratuita em comum a essas três estruturas serão aquelas previstas durante (de 5 a 10 de março) e os primeiros domingos do mês, limitados no entanto a baixa estação turística (de outubro a março). Sendo assim, já vale a pena marcar na agenda a gratuidade do próximo dia 3 de março.
A direção do Parco Archeologico del Colosseo adotou datas específicas com entrada free: 9 de maio, 5 e 29 de junho, 23 de setembro, 4 de outubro e 4 de novembro. Além disso, também prevê algumas faixas horárias gratuitas. Na última quinta-feira de maio e junho (30 de maio e 27 de junho) e nos dias 26 de setembro, 31 de outubro e 28 de novembro será possível visitar o Coliseu gratuitamente nas últimas três horas de abertura do monumento.
Em Pompeia, além da gratuidade prevista nos primeiros domingos do mês de outubro a março, a entrada franca no parque arqueológico será possível no dia 30 de março (data do início oficial das escavações no local), 25 de abril, 8 de maio, 8 de junho, 24 de outubro (nova data definida como aquela da trágica erupção vulcânica de 79 d.C), 24, 26 e 31 de dezembro.
Em Florença, além dos seis domingos de outubro a março e da Settimana della Cultura entre 5 e 10 de março, as Gallerie degli Uffizi abrirão gratuitamente suas portas nos dias 24 de março (data de nascimento de Francesco I de’ Medici, fundador da coleção de arte), 26 de maio, 2 de junho, 11 de agosto, e 6 de novembro.
Outras datas que também podem ser de interesse dos turistas são aquelas de museus como Roma Palazzo Barberini (7 e 25 de abril, 5 maio, 2 e 29 de junho, 7 de julho, 4 de agosto, 1 de settembre), a Pinacoteca di Brera de Milão (25 de abril e 15 agosto) e a Galleria Borghese (os últimos três turnos da segunda quarta-feira do mês, além 25 de abril e 1 de maio) e Ostia Antica (17 de março, 7 e 25 de abril, 9 de maio, 2de junho, 5 e 20 de outubro e 3 de dezembro).
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.
Eu estou ficando tonta com as informaçoes sobre gratuidade de Pompeia. Uns lugares tem dizendo que é no primeiro domingo de todos os meses, aqui tem dizendo que é de outubro a março. Em alguns sites de bilhetes online n mostra a opçao de comprar pra todo primeiro domingo do ano, outros nao mostram de outubro a março, outros mostram pra todo dia. hahahhahahaha. Nao encontrei informaçao oficial em lugar nenhum, tipo, no http://pompeiisites.org nao tem falando nada sobre a gratuidade… T_T
Aproveitando, vc sabe me dizer se vale a pena comprar ingresso antecipado para evitar filas? E o audio guia? Vou no primeiro domingo do mês de setembro e estou preocupada com filas… Li em varios locais que vale a pena, mas tbm li relatos de que nao vale a pena… Pompeia ta sendo o local mais dificil de montar o meu roteiro… Ow doh!!!
Obrigada desde ja!
Olá Raquel. Bom dia. Tudo bem? As regras mudaram esse ano. Antes a gratuidade era prevista nos primeiros domingos do mês. Agora, cada sítio arqueológico e museu terá autonomia para decidir as próprias datas de ingresso livre. Provavelmente, deve ter lido outros sites e artigos que não atualizaram essa informação.
Sugiro que consulte essa página aqui do parque arqueológico de Pompeia:
http://pompeiisites.org/comunicati/iovadoalmuseo-20-giorni-di-ingresso-gratis-a-pompei-nel-2019/
Se tiver interesse em um bate-volta até lá saindo de Roma, também organizamos esse tour em português! 🙂
Oi de novo, Raquel. O começo de setembro ainda é alta temporada por aqui e as filas costumam ser grandes sim. Se tiver certeza sobre a data, sugiro que compre antecipadamente sim. A extensão do parque arqueológico é imensa e para que vc possa aproveitar ao máximo a visita, o áudio guia ou até um guia impresso mesmo do parque podem ser grandes aliados para entender a grandeza dessa civilização.
Nós organizamos um tour Nápoles e Pompeia no mesmo dia, com acompanhante em língua portuguesa.
Últimos conselhos: leve água, boné e sapatos confortáveis! 🙂
Oi, Anelise.
Em nosso roteiro de viagem, está programado exatamente o dia 4/11 para visitar o Coliseu.
Você sabe me dizer como o local fica nestes dias gratuitos? Que hora é necessário chegar para conseguir entrar tranquilamente?
Obrigada.
Olá, Ayla. A verdade é que nos dias de gratuidade as filas são grandes. O horário de abertura em novembro é às 8:30 e sugiro que às 8h você já esteja lá porque a fila começa a se formar cedo. Considere que é permitida a entrada simultânea de no máximo 3 mil pessoas dentro do monumento. Então, às vezes é preciso esperar na fila que as pessoas saiam para que outras entrem. Como pode imaginar, entre os monumentos com entrada grátis o Coliseu é o mais disputado. Boa viagem e depois, se puder, me conte como foi! 🙂