museus da Itália
Informações práticas

As datas com entrada gratuita nos principais museus e atrações da Itália

O Post-Italy.com foi um dos primeiros blogs a dedicar espaço a um assunto de extremo interesse para os turistas que viajam para a Itália: a mudança no sistema que prevê, em datas específicas, a entrada grátis em museus, sítios arqueológicos, jardins monumentais, monumentos e galerias de arte do estado italiano. Você pode conferir os detalhes no artigo Museus grátis na Itália: 20 dias por ano com entrada franca.

Esse é um tema que ainda tem gerado muitas dúvidas porque, além dos dias com entrada grátis previstos em todo o território nacional durante a chamada Semana da Cultura (de 5 a 10 de março), cada estrutura terá autonomia para decidir o próprio calendário de datas com entrada franca.  Isso significa adotar critérios personalizados e até agora experimentais para o ingresso gratuito.

Por esse motivo, se estiver planejando uma visita a algum museu específico, controle sempre o seu site para conferir as datas ou entre no portal iovadoalmuseo.beniculturali.it. Pensando em facilitar a vida dos leitores, vou divulgar as novidades relativas a três das atrações turísticas mais visitadas da Itália: o Coliseu, em Roma, as Gallerie degli Uffizi, em Florença, e Pompeia.

As únicas datas de abertura gratuita em comum a essas três estruturas serão aquelas previstas durante (de 5 a 10 de março) e os primeiros domingos do mês, limitados no entanto a baixa estação turística (de outubro a março). Sendo assim, já vale a pena marcar na agenda a gratuidade do próximo dia 3 de março.

A direção do Parco Archeologico del Colosseo adotou datas específicas com entrada free: 9 de maio, 5 e 29 de junho, 23 de setembro, 4 de outubro e 4 de novembro. Além disso, também prevê algumas faixas horárias gratuitas. Na última quinta-feira de maio e junho (30 de maio e  27 de junho) e nos dias 26 de setembro, 31 de outubro e 28 de novembro será possível visitar o Coliseu gratuitamente nas últimas três horas de abertura do monumento.

Em Pompeia, além da gratuidade prevista nos primeiros domingos do mês de  outubro a março, a entrada franca no parque arqueológico será possível no dia 30 de março (data do início oficial das escavações no local), 8 de maio, 14 de fevereiro, 25 de abril e 24 de outubro (nova data definida como aquela da trágica erupção vulcânica de 79 d.C).

Em Florença, além dos seis domingos de outubro a março e da Settimana della Cultura entre 5 e 10 de março, as Gallerie degli Uffizi abrirão gratuitamente suas portas nos dias 24 de março (data de nascimento de Francesco I de’ Medici, fundador da coleção de arte), 26 de maio, 2 de junho, 11 de agosto, e 6 de novembro.

Outras datas que também podem ser de interesse dos turistas são aquelas de museus como Roma Palazzo Barberini (7 e 25 de abril, 5 maio, 2 e 29 de junho, 7 de julho, 4 de agosto, 1 de settembre), a Pinacoteca di Brera de Milão (25 de abril e 15 agosto) e a Galleria Borghese (os últimos três turnos da segunda quarta-feira do mês, além 25 de abril e 1 de maio) e Ostia Antica (17 de março, 7 e 25 de abril, 9 de maio, 2de junho, 5 e 20 de outubro e 3 de dezembro).

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *