Viagem no tempo: a nova estação San Giovanni da linha C do metrô em Roma
A notícia que muitos romanos esperavam. No dia 12 de maio será inaugurada a estação San Giovanni da linha C do metrô em Roma. O anúncio foi confirmado pela prefeita da cidade, Virginia Raggi, e Enrico Stefano, presidente da comissão dedicada à mobilidade na capital. Ele também sublinhou a intenção de estender a linha.
Além da futura parada na área dos Fóruns Imperiais, a prefeitura estuda duas hipóteses: construir quatro novas estações (Piazza Venezia, Largo di Torre Argentina, Chiesa Nuova e San Pietro) ou investir em apenas três delas (Piazza Venezia, Piazza Navona e San Pietro). Também é possível que o metrô chegue até a área ao redor do Piazzale Clodio e da Farnesina. Muito dependerá dos resultados de pesquisas de eventuais vestígios arqueológicos
A novidade facilitará o cotidiano de cerca de 40 mil moradores que residem em áreas mais periféricas e precisam deslocar-se até o centro da capital. Até então, eles eram obrigados a descer na parada Lodi da linha C do metrô e caminhar cerca de 700 metros até a parada San Giovanni, da linha A, para fazer uma baldeação. Com a conexão direta entre as linhas A e C, essa passagem será bem mais rápida. Atualmente, o sistema de transportes em Roma tem três linhas de metrô: a A, a B, e a C, ainda não totalmente completada.
Estima-se que cerca de 60 mil pessoas utilizarão diariamente a linha Pantano-San Giovanni e o projeto custou à prefeitura cerca de 75 milhões de euros. San Giovanni também será uma estação-museu. Ela fica 27 metros abaixo das ruas da capital e exibe vestígios arqueológicos encontrados no local em 2004, durante as obras de construção.
Os objetos pertencem a diferentes períodos históricos – desde o século VI a.C até o século XIX. Em uma espécie de vitrine bem iluminada serão exibidos pratos, pedaços de antigos edifícios romanos, ânforas e estátuas, entre outras peças que testemunham a longa história da capital que completou 2771 anos.
Leia também:
Como usar os transportes públicos em Roma e economizar
Roma Pass: como funciona e quando a compra é um ótimo negócio
INGRESSOS PARA ATRAÇÕES
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.
TRANSFERS
Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS
Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM
Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.