
A farmácia histórica de Trastevere: Santa Maria della Scala
O bairro de Trastevere em Roma é uma das tantas áreas da cidade eterna que “escondem” lugares insólitos e secretos.
No meio do vai e vem de turistas na pitoresca Piazza della Scala, poucos notam a discreta entrada da Antica Spezieria di Santa Maria della Scala.
Em italiano, a palavra spezia ou, no plural spezie, indicam ervas medicinais e temperos. A Speziaria, na verdade, é uma farmácia. Mas não uma qualquer.
Inaugurado em 1523, inicialmente o espaço era reservado aos frades da Ordem dos Carmelitas Descalços.
Foi só a partir do início de 1600 que o local foi aberto ao público e que os romanos começaram a frequentá-lo em busca de remédios contra a peste e outras doenças graves.
Os frades cultivavam ervas medicinais no jardim do convento e muitos deles eram estudiosos de química ou pesquisadores científicos que realizavam preparados galênicos segundo antigas receitas.
A competência da Ordem dos Carmelitas Descalços em matéria de ervas medicinais era tanta que, em 1726, foi criada uma escola aberta a frades e discípulos laicos dispostos a aprender noções de química, botânica e farmácia.
Na época, um dos frades mais ativos na farmácia, Fra Basilio, era uma personalidade e uma de suas invenções, a chamada Acqua della Scala, era considerada uma potente lavanda capaz de curar doenças respiratórias, dores reumáticas e alergias. Fra Basilio é o protagonista de um quadro no qual ele é representado circundado de alambiques, prateleiras com livros e vasos com ervas.
Na farmácia também era preparada a Theriaca ou Triaca, masi conhecida como droga divina. Era um remédio preparado com mais de 60 ingredientes que, incialmente, era usado como antídoto contra venenos.
A fama da farmácia espalhou-se rapidamente e a Antica Spezieria di Santa Maria della Scala foi oficialmente reconhecida como a farmácia dos Papas.
O Papa Pio VIII foi um dos primeiros pontífices a utilizar os remédios preparados pela farmácia de Trastevere e a farmácia permaneceu ativa na preparação de produtos galênicos até a década de 50 e aberta ao público até os anos 70.
Hoje, ainda é possível visitar o local agendando a sua visita com antecedência. Acompanhado por um frade você entrará em seus ambientes e em uma espécie de laboratório de um alquimista, repleto de poções mágicas.
Grandes móveis com gavetas repletas de ervas. Uma biblioteca. Tetos recobertos de pinturas. Alambiques. Destiladores. Balanças. Frascos. Uma viagem no tempo.
No andar inferior existe hoje uma farmácia moderna e entrando por sua porta a gente entende a magia de Roma. Antigo e moderno que convivem lado a lado.
Sobre Roma secreta leia também:
10 passeios misteriosos e bizarros em Roma
Roma insólita: Palazzo Zuccari ou a bizarra casa dos monstros
Além do buraco da fechadura do portão dos Cavaleiros de Malta em Roma
O convento de Trinità dei Monti e as ilusões óticas das anamorfoses
Roma insólita: Sant’Eustachio, a igreja com a cabeça de cervo
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.