castelo de Rocca Calascio em Abruzzo, Itália
Ver

Rocca Calascio. Um dos castelos mais lindos do mundo fica no Abruzzo, Itália.

Uma das coisas que mais aprecio na Itália é a grande quantidade de lugares que você pode visitar gratuitamente. Monumentos, museus, parques, reservas naturais com paisagens potentes à disposição de todos.

Rocca Calascio, Abruzzo, Itália

Rocca Calascio, na província de L’Aquila, na região do Abruzzo (Itália central), é um dos cenários que você provavelmente já viu nas telinhas mas talvez nunca tenha associado à Itália.

Rocca Calascio, Abruzzo, Itália

Rocca Calascio protagonista da sétima arte

Além de ter sido protagonista de The American, com George Clooney, e Feitiço de Áquila (Ladyhawke), interpretado por Michelle Pfeiffer, várias cenas externas de um dos filmes cult do final da década de 80 – O nome da Rosa, baseado no romance de Umberto Eco – foram gravadas na Abadia de Eberbach, na Alemanha, em Castel del Monte, na Puglia, e em Rocca Calascio.

Rocca Calascio, Abruzzo, Itália

O enredo do filme traduzido em 40 idiomas recria os ambientes de abadias de 1327, lugares onde monges copiavam pacientemente à mão as obras mais importantes das bibliotecas, como os tratados filosóficos, médicos e literários, além de traduzi-los ou restaurá-los. A trama do filme baseia-se em uma série de mortes suspeitas de alguns monges.

Rocca Calascio, Abruzzo, Itália

A Rocca (em português, fortaleza, castelo) situada a 1460 metros de altura é considerada uma das fortificações mais altas da Itália.

Rocca Calascio, Abruzzo, Itália

Observando a imponência dessa construção medieval é até difícil acreditar que o monumento fica a menos de 170 quilômetros de Roma. Não por acaso, a revista National Gegraphic incluiu Rocca Calascio entre os 15 castelos mais lindos do mundo. Acredita-se que o castelo tenha sido construído a partir do ano 1000, mas o primeiro documento que cita o monumento é de 1380.

Rocca Calascio, Abruzzo, Itália

Rocca Calascio encontra-se no interior do Parco Nazionale del Gran Sasso e Monti della Laga e graças a sua posição estratégica inicialmente a fortaleza servia de torre para avistar inimigos e a partir do século XV, como lugar privilegiado e de grande valor econômico porque permitia o controle da transumância de ovelhas entre Campo Imperatore e a área conhecida como Tavoliere delle Puglie.

Rocca Calascio, Abruzzo, Itália

Entre famílias poderosas 

Nesse período a Rocca era uma propriedade da poderosa família Piccolomini, que acrescentou quatro torres cilíndricas à fortaleza, e graças a sua importância ao redor da Rocca começou a ser construído um pequeno vilarejo.

Rocca Calascio, Abruzzo

A fortaleza também passou nas mãos dos Medici – que pretendiam defender o movimento comércio florentino de lã – e em 1703 foi vítima de um terremoto que obrigou a comunidade que vivia ao redor do castelo a fundar um novo vilarejo (Calascio) a poucos quilômetros do castelo.

Rocca Calascio, Abruzzo, Itália

Apesar de pequeno, o burgo é gracioso e ainda mantém o aspecto de um lugar com um ritmo de vida slow. Para entender o espírito de Calascio basta ler o cartaz que fica na entrada da cidade: Attenzione, Rallentare. In questo paese i bambini giocano ancora per strada (Atenção. Devagar. Nesse vilarejo as crianças ainda brincam na rua).

Rocca Calascio, Abruzzo, Itália

Rocca Calascio tornou-se um burgo fantasma até que nos anos 90, graças a perseverança de um casal italiano, Paolo e Susanna Baldi, o lugar começou a ser revitalizado. O Abruzzo é uma região rude, de campos “roubados” entre as pedras para cultivar produtos como lentilhas ou onde pastam ovelhas.

Rocca Calascio, Abruzzo, Itália

Mudança de vida radical 

Paolo e Susanna não se amedrontaram diante das parentes dificuldades e trocaram Roma por Rocca Calascio. Ali construíram um restaurante e um refúgio onde alugam quartos, mountain bikes ou acessórios de esqui para turistas. Cresceram cinco filhos que mesmo em dias de neve acordavam muito cedo para estudar na capital do Abruzzo, L’Aquila.

Rocca Calascio, Abruzzo, Itália

Desde então, Rocca Calascio é sinônimo de renascimento cultural e basta percorrer os arredores do castelo para encontrar lojas de acessórios feitos a mão como Sii Unica, cujo proprietário, quem diria, tem parentes em Búzios, no Brasil, ou laboratórios de artesãos como a tecelã Roberta Denni. Com coragem, junto com Local Emotions ela promove laboratórios de tecelagem que duram 3h30 em inglês, italiano ou francês.

Rocca Calascio, Abruzzo, Itália

Nos arredores do castelo também fica Chiesa di Santa Maria della Pietà, uma igreja circular de 1596 não menos fotogênica que Rocca Calascio. Não por caso, nenhum turista perde a chance de fotografá-la.  Rocca Calascio pode ser um ótimo bate-volta saindo de Roma, mas a minha sugestão é que você aproveite a ida até o Abruzzo para explorar outros lugares interessantes na região e até agora pouco conhecidos. Quando em 2000 escrevi sobre Civita di Bagnoregio, poucos brasileiros conheciam o destino e hoje a cidadezinha é uma das mais visitadas do Lácio. O meu desejo é que Rocca Calascio seja a nova Civita di Bagnoregio. Vamos apostar?

Rocca Calascio, Abruzzo

Aqui alguns posts que já publicamos sobre o Abruzzo:

Mergulhando no verde-esmeralda do Lago di Sinizzo, nos Abruzos
Entre horta e cozinha o renascimento depois do terremoto nos Abruzos
L’Aquila quase 10 anos depois do terremoto. A capital dos Abruzos entre passado e futuro

Anote

Para conhecer alguns dos lugares que visitamos na região você pode conferir o vídeo sobre o Abruzzo no canal do Post-Italy no You Tube. 
Dica: Use sapatos confortáveis, de preferência aqueles ideais para trekking porque precisará caminhar bastante e o terreno ao redor do castelo é bem irregular e repleto de pedras.
Site útil: Para mais informações sobre o Abruzzo, consulte o site oficial de turismo da região: www.abruzzoturismo.it
Para chegar lá: Percorrer a rodovia A24 Roma-Teramo e pegar a saída l´Aquila Est. Seguir pela strada statale 17 na direção de Pescara e depois de percorrer cerca de 18 km virar à esquerda na direção Barisciano. Continuar até Calascio (15 km) e depois é só seguir as indicações para Rocca Calascio (3 km).

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *