Ver

Monte Sant’Angelo e o Santuário de São Miguel Arcanjo na Puglia

Cada vez mais turistas brasileiros estão inserindo a Puglia (Apúlia) em seus próprios roteiros de viagem para a Itália. Por isso, vale a pena saber que existem tantos tipos de Puglia dentro dessa mesma região.

Monte Sant'Angelo

Aquela do Barroco de cidades como Lecce. Do branco cândido de Ostuni e de outros vilarejos do chamado Valle d’Itria. Aquela mística de Alberobello. A Puglia pitoresca do centro histórico de Bari. Do mar azul intenso da península do Gargano.

Monte Sant'Angelo

E também aquela rica de história e meta de peregrinos. É o caso de Monte Sant’Angelo, classificada como patrimônio da humanidade pela Unesco desde 2011 e conhecida, principalmente, pelo Santuário de São Miguel Arcanjo. Sua gruta sacra foi eleita pela National Geographic uma das mais belas do mundo.

Monte Sant'Angelo

Confesso que não tinha muitas expectativas antes de visitá-la. Se você não é um fã do turismo religioso, talvez pense que ela não mereça entrar na lista de metas prioritárias para quem explora o Gargano. Ledo engano.

Monte Sant'Angelo

Eu cheguei em Monte Sant’Angelo depois de ter visitado Mattinata, cidade situada aos pés do Monte Gargano e famosa por suas praias paradisíacas. Quem nos convenceu a ir até lá foi uma família, proprietária de um restaurante local, o Dal Saraceno. Aliás, conversar com os moradores é a melhor maneira de garantir ótimos conselhos sobre a região.

Para começar, Monte Sant’Angelo fica na província de Foggia e acredite, não é só um destino para peregrinos cristãos, apesar desse lado da cidade ser evidente, por exemplo, na representação da concha dos viandantes que decoram a fachada principal da igreja.

Monte Sant'Angelo

Imaginem uma cidadezinha onde cada cantinho parece um cartão postal. Não acredita? Então passe por lugares como a pela Piazza De’ Galganis e depois me conte se não se emocionou.

Monte Sant'Angelo

Monte Sant’Angelo é muito charmosa. Casinhas brancas valorizadas portas coloridas e composições de flores. Becos decorados com instrumentos agrícolas que aludem à tradição local. Arcos. Lojas de artesanato de madeira. Padarias e alimentari que expõem em suas vitrines o queijo cacciocavalo podolico, pães gigantescos e com casca bem espessa, além de doces como hóstias recheadas com amêndoas carameladas, mel e canela. Para prova-las, passe no Forno Taronna (Via Giuseppe Garibaldi, 35).

Monte Sant'Angelo

A principal atração da cidade é o Santuário de São Miguel Arcanjo, fundado no final do século V depois de quatro aparições do santo em uma gruta subterrânea. Acredita-se que que o próprio santo teria pedido para que o local se tornasse um lugar de culto consagrado a ele.

O pátio ou atrio superiore que fica acima da gruta é bem mais recente, de 1865, e antes de entrar no edifício a gente não imagina a sua grandeza.  É necessário descer cinco rampas de escadas ou 86 degraus antes de chegar no andar da gruta e de um museu que conserva um acervo com diversos objetos bizantinos e longobardos.

Monte Sant'Angelo

Visitantes com dificuldades de locomoção podem usar um elevador. Também vale a pena lembrar que, como todo lugar de culto, o santuário exige o respeito de regras de vestuário. Caso você esteja usando roupas consideradas inadequadas, é possível utilizar uma espécie de capa emprestada no local.

A gruta é protegida por portas de bronze com cenas bíblicas. Seu chão é revestido de mármore e o local pode acomodar até 80 fiéis sentados. No altar é exibida uma estátua de 1,30 metros. A escultura de São Miguel Arcanjo segurando uma espada na mão direita foi realizada por Andrea Sansovino utilizando o mármore branco de Carrara. Todos os anos, no dia 29 de setembro, a espada é tirada da mão do santo e levada para uma procissão pelas ruas de Monte Sant’Angelo.

Monte Sant'Angelo

Sob a estátua é conservada a pedra do altar original, onde está gravada uma pegada de uma criança atribuída ao santo e, segundo os católicos, uma evidência de que o local está sob a sua proteção. Considerando o grande fluxo de peregrinos, era inevitável que na cidade surgissem alojamentos para abrigá-los durante a permanência em Monte Sant’Angelo.

Monte Sant'Angelo

Por esse motivo nasceram as chamadas “mansioni”, um aglomerado de residências erguidas a partir do século IX, concentradas no bairro de Junno. É o mais antigo e pitoresco da cidade, com suas casinhas brancas que lembram o cenário de um presépio ou até Matera, na Basilicata.

Monte Sant'Angelo

Na cidade também ficam a Igreja de Santa Maria Maggiore e o Battistero di San Giovanni que, juntos, formam o complexo monumental de São Pedro. O seu Battistero também é conhecido como o local de sepultura do rei longobardo Rotari.

Monte Sant'Angelo

Nós também visitamos o Castelo de Monte Sant’Angelo, uma fortaleza de 837 e que durante o período normando foi residência de príncipes. Sua parte mais antiga é a é Torre dos Gigantes, com seus 18 metros de altura e forma pentagonal. Os ingressos para o castelo custam dois euros e só pela vista lá de cima já vale o preço.

Monte Sant'Angelo

Como acontece em pequenas cidades do sul da Itália, é normal que todos se conheçam e que o pedido de uma informação se transforme em uma longa conversa. E assim, Monte Sant’Angelo para nós também se transformou em sinônimo de amizades com os locais.

Monte Sant'Angelo

Dessa maneira conhecemos o Libero, que nos convidou para visitar os bastidores da sua padaria (Panificio Ricucci, na Via Garibaldi, 71) e para aprender como ele prepara a típica focaccia pugliese. Ou o Michele, que diante panorama do Golfo di Manfredonia, do alto do Belvedere da cidade, nos contou de suas aventuras da viagem pela ex-URSS, sem GPS e dirigindo um caminhão. Se ele teve medo? Pelo que disse, não. Afinal, ele nos lembra que vem da cidade protegida por São Miguel Arcanjo.

Monte Sant'Angelo

Como chegar a Monte Sant’Angelo: a melhor maneira de explorar a região do Gargano é de carro. Outras opções para quem não quiser alugar um veículo na Itália é pegar o ônibus que percorre a linha Roma Tiburtina, San Giovanni Rotondo, Monte Sant’Angelo. A viagem dura 6h55 e o bilhete custa 30 euros. Se você já estiver na Puglia, vale a pena saber que a empresa Sita Sud possui uma linha de ônibus que conecta Foggia ou Manfredonia à Monte Sant’Angelo.
Sobre o Santuário de São Miguel Arcanjo: de julho a setembro, das 7h às 20h durante a semana e das 7h30 ás 19h30 nos finais de semana. Em abril e de junho a outubro, das 7h às 13h e das 14h30 às 20h (durante a semana) e das 7h30/12h30 e 14:30/19h nos finais de semana e feriados. De novembro a março, d3 7h às 13h e das 14h30 às 19h (durante a semana) e 7h30/12h30 e 14h30/17h (nos finais de semana e feriados).
Castelo Normanno Svevo Aragonese de Monte Sant’Angelo: aberto de segunda a domingo, das 9h30 às 13h e das 14h30 ás 19h. Ingresso: 2 euros
Organizando uma viagem pelo Gargano? Então, não deixe de ler o post Gargano, na Puglia. Beleza pura para conhecer no sul da Itália e se precisar de assessoria para a sua viagem não deixe de entrar em contato com a gente pelo e-mail postitalyblog@gmail.com 
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *