Feriado em Roma. 29 de junho é a festa de São Pedro e São Paulo
No dia 29 de junho, feriado em Roma, os moradores da capital festejam os padroeiros da cidade, São Pedro e São Paulo.
São Pedro, que era um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, morreu crucificado em 67 d.c depois de pregar o evangelho por toda a vida. A imagem de sua crucificação foi pintada na obra-prima intitulada Crocifissione di San Pietro, de Caravaggio, que você pode contemplar gratuitamente na igreja de Santa Maria del Popolo, na Piazza del Popolo.
Ele é considerado o fundador da igreja universal. Por isso a sua imagem é representada como quem segura as chaves do reino dos céus.
Seu nome original era Simão. Pedro (Pietro, em italiano) não foi uma escolha casual porque sua missão era aquela de ser a “pedra ou a rocha” na qual basear sua igreja.
Ele é considerado o primeiro bispo de Roma e, portanto, o primeiro Papa da igreja católica. A ele é dedicada a basílica mais importante da capital, a Basílica de Sao Pedro, erguida sobre o seu túmulo, quer fica sob o famoso baldaquino projetado por Gianlorenzo Bernini.
Aos pés do Campidoglio, no subsolo da igreja de San Giuseppe dei Falegnani (São José dos Carpinteiros), edifício do século XVI cujo teto desabou em 2018 e foi restaurado em seguida, fica a Prisão mamertina ou Carcere Mamertino, reína do século VII a.C. No passado o local era conhecido como Carcere Tullianum e teria sido, por nove meses, lugar da prisão de São Pedro e São Paulo.
Durante a detenção, São Pedro teria convertido não só os seus guardas, mas também outros 47 prisioneiros. Faltava, no entanto, a água para batizá-los e, segundo a crença católica, o santo teria feito jorrar milagrosamente de uma fonte próxima do local onde estava acorrentado.
Já os restos mortais de São Paulo encontram-se na Basilica di San Paolo Fuori le Mura (São Paulo Extramuros), na Via Ostiense, e considerada a segunda maior de Roma depois daquela dedicada à São Pedro.
São Paulo foi decapitado provavelmente entre 64 e 67. Ao contrário da crucificação, na verdade, na época esse tipo de martírio era considerado quase um privilégio concedido aos cidadãos romanos. Caravaggio retratou o santo no quadro Conversione di San Paolo.
A basílica de São Paulo Extramuros é frequentada por peregrinos desde o primeiro Jubileu de 1300 e já foi reconstruída porque palco de um desastroso incêndio em 1823.
Para os mais curiosos, pouco antes da entrada do edifício de culto fica uma placa relembrando o lugar no qual os apóstolos Pedro e Paolo foram separados antes do martírio.
No feriado de 29 de junho em Roma os escritórios públicos permanecem fechados, mas grande parte do comércio funciona normalmente.
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.