Festival di Sanremo, a trilha sonora vida dos italianos
No dia 1 de fevereiro começa a 72ª edição do Festival di Sanremo, o maior evento do país dedicado à música italiana.
O festival – transmitido ao vivo pela TV estatal – acontece até o dia 5 de fevereiro no palco do Teatro Ariston, o mais famoso da cidade da Ligúria, região de lugares famosos como Cinque Terre.
Durante cinco dias – que seja para apreciar a boa música ou para criticá-la – Sanremo atrai jornalistas, fãs e fofoqueiros de profissão. O “centro da Itália” se desloca para lá. A cidade fica lotada e os italianos ficam sintonizados com as novidades ou com o retorno de grandes nomes da canção nacional.
Tudo vira notícia. Desde o refrão de uma música, até a dor de garganta de um cantor, cachês milionários ou o vestido dos apresentadores do festival.
Quem gosta de música italiana sabe que o evento é uma grande vitrine para o mundo. Em 1958, por exemplo, o vencedor do Festival di Sanremo foi Domenico Modugno, o jovem originário de Polignano a Mare que conquistou o mundo com os versos de Volare ou Nel blu dipinto di blu.
As primeiras edições do Festival di Sanremo foram transmitidas somente via rádio. Aquela de estreia foi ao ar em 1951. Em seguida, com a invenção da TV, a partir de 1977 o palco do evento não era o Teatro Ariston mas a o Casinò di Sanremo, o cassino da cidade. Grandes personalidades – inclusive brasileiras – estiveram sob os holofotes de Sanremo. Junto com Sergio Endrigo, Roberto Carlos participou e venceu o evento em 1968, com uma melancólica versão de “Canzone per te”.
A mesma edição também entrou tragicamente para a história italiana com o suicídio do cantor Luigi Tenco durante o festival. Outros nomes de fama internacional como Louis Armstrong e Ray Charles também foram hóspedes do evento e a cada ano a fórmula prevista para o Festival di Sanremo sofre pequenas variações.
Ainda em plena pandemia, a edição de 2022 voltará a ter o público na plateia e há uma grande expectativa pelo evento.
O Festival di Sanremo faz parte das lembranças dos italianos e muitas das músicas italianas que cantamos ficaram famosas depois de passar pelo palco do festival. Grandes nomes da música italiana como Nilla Pizzi, Adriano Celentano, Giorgia, Al Bano e Romina Power, Laura Pausini e Eros Ramazzotti, só para citar alguns, foram vencedores do evento e outros que não ganharam a competição conquistaram um grande sucesso de público. É o caso de Zucchero ou Vasco Rossi, que lota os estádios italianos a cada show.
Nem que seja por alguns instantes, não há quem não resista e não sintonize a TV para conferir as novidades de Sanremo. E assim, quase sem que a gente se dê conta, no dia seguinte já assobiamos uma nova canção ou já repetimos os versos de uma música que as rádios italianas programarão por um bom tempo.
Leia também outros posts sobre a região da Ligúria:
Cinque Terre: onde, como, quando, o quê e por quê?
Porto Venere, a sexta terre da Ligúria
O poético presépio de Manarola, Cinque Terre
Portofino, Ligúria: paraíso se mudou para lá
Corniglia, Cinque Terre de cartão postal
Monterosso al mare e a natureza que inspira homens e poesias
EVITE FILAS COMPRANDO INGRESSOS ANTECIPADOS
Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações italianas.
Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM
Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.