Fontana di Trevi inédita. O monumento visto do alto do Palazzo Poli
Se visitar a Fontana di Trevi já é uma experiência inesquecível, imagine ter a chance de admirá-la do alto, de um ponto de vista até então inédito: aquele do terraço do Palazzo Poli, edifício cuja fachada foi utilizada para “apoiar” a fonte mais famosa de Roma. Muita gente não nota que, na verdade, a fonte e o palácio se unem perfeitamente, criando a ilusão ótica de uma única construção.
Por enquanto é só um projeto. Atualmente, o Palazzo Poli é a sede do Istituto Nazionale per la Grafica, que reúne uma significativa coleção de calcogravuras do século XVI em diante, mas a ideia é inaugurar o terraço ao público no prazo de um ano. E garantir a romanos e turistas a oportunidade de surpreender-se ainda mais com sua beleza.
Esse edifício foi construído a partir do século XVI e foi reformado naqueles seguintes, mas antes da genial intuição arquitetônica de Bernini, no local existiam outros edifícios e uma pequena fonte. Ele ordenou a demolição das construções porque queria construir uma espécie de praça decorada por uma grande fonte barroca.
Com a falta de verba, Bernini não viu a conclusão de sua obra, que graças ao patrocínio do Papa Clemente XII, foi levada adiante por outro arquiteto, Nicola Salvi, e depois completado por 1762, por Giuseppe Pannini. Três profissionais que colaboraram com o aspecto atual da fonte, que mescla o estilos barroco e neoclássico.
O projeto prevê um percurso que depois de percorrer as salas do andar nobre de Palazzo Poli levará os visitantes até o terceiro andar e de lá, subindo uma escada helicoidal, até o seu terraço. Um lugar para admirar as dimensões colossais das estátuas da Fontana di Trevi, sentir toda a potência da água que a alimenta e observar com calma detalhes decorativos que passam despercebidos, como as espigas de trigo, o cálice de vinho e a fruta que, do alto, parecem abençoar a fonte.
O projeto levará cerca de um ano para ser concluído porque será necessário garantir a segurança dos visitantes que farão o percurso e criar estruturas como uma bilheteria. Se até agora o ritual de jogar a moedinha na Fontana di Trevi era “obrigatório” para quem visita Roma, não será fácil resistir a chance de conhecer o lado inédito da fonte mais famosa da capital. Vamos apostar que será um dos cenários mais instagramáveis da cidade?
Sobre a Fontana di Trevi, leia também:
Para onde vão as moedas da Fontana di Trevi em Roma
Roma subterrânea: a cidade da água que alimenta a Fontana di Trevi
Fontana di Trevi: mais linda impossível