5 razões para visitar a linda Galleria Sciarra
Uma das características que mais aprecio em Roma é o fato que a beleza é onipresente.
Nem sempre é necessário pagar o ingresso de um museu para contemplar obras de arte, admirar esculturas e afrescos ou ficar boquiaberto diante de maravilhas da arquitetura.
A cidade eterna é um dos cenários mais belos do mundo e, como afirma a jornalista Léa Maria Arão Reis em uma matéria na revista Carta Maior, resiste indiferente ao grotesco espetáculo dos humanos.
Você caminha pelas ruas da cidade e cruza com palácios incríveis como a Galleria Sciarra, ali pertinho da famosa Fontana di Trevi.
Apesar de ser tão bela quanto a Galleria Alberto Sordi, situada em seus arredores, é muito menos visitada e ainda hoje muitos turistas a descobrem por acaso, observando o vai e vem de homens em terno e gravata que circulam por lá.
Você não a conhece ou esse local não foi citado em seu guia sobre a cidade? Mesmo assim, vou te dar cinco motivos válidos para visitá-la.
- Trata-se de um lugar que representa uma página importante da história de Roma. A galeria fica dentro do edifício chamado Palazzo Sciarra Colonna di Carbognano, antiga propriedade de uma nobre família romana. Ali, em 1883, o empresário e mecenas Maffeo Sciarra construiu a sede do seu jornal.
- Possui um dos ciclos de afrescos mais interessantes da cidade. O pátio interno do edifício foi redesenhado em 1885 pelo arquiteto Giulio de Angelis e coberta por uma estrutura de ferro e vidro nos estilos liberty e belle époque. Os afrescos (1890-1895) são de Giuseppe Cellini e exaltam mulher nos papéis típicos do período, principalmente nas representações de esposa e mãe, mas também como, por exemplo, figura forte, misericordiosa, amável e fiel. Observe cenas como aquela de um almoço em âmbito domestico ou de mulheres entretidas pela música. Uma das mulheres representadas é Carolina, mãe de Maffeo Sciarra.
- Nas paredes da galeria você notará uma figura masculina que representa o poeta Gabriele D´Annunzio, que sempre destacou o poder de sedução das mulheres.
- Observando com atenção os afrescos você notará que as roupas das figuras representadas nos fornecem uma idéia bem precisa dos figurinos do fim do século XIX.
- Você pode visitar a galeria gratuitamente. Durante a semana, o seu pátio permanece aberto para que as pessoas que trabalham no edifício possam entrar e sair do prédio com facilidade.