Gelateria del Teatro em Roma: sorvete circundado por um cenário inesquecível
É uma espécie de ritual de iniciação.
Quem prova o verdadeiro sorvete artesanal italiano mudará seu estilo de vida para sempre.
Pelo menos aquele gastronômico.
O paladar de quem experimenta o “gelato” made in Italy dificilmente poderá ser corrompido por sorvetes industriais, com colorantes, consevantes e afins.
Além disso, cada vez que fizer uma viagem e entrar em uma sorveteria famosa, começará a fazer comparações nostálgicas e a sentir saudades do sabores provados na Itália.
Além da mão-de-obra especializada, o que torna o “gelato” italiano irresistível é a qualidade da matéria-prima: leite fresco, frutas de estação, iguarias como limão proveniente da Costa Amalfitana ou pistaches da Sicília e, sobretudo, pouco ou nenhum espaço para a a química.
Nesse sábado de posts dedicados aos sorvetes, vou compartilhar com vocês as minhas impressões sobre uma “gelateria” que vale uma visita não só pelos sorvetes, mas também pelo cenário que a cerca.
Trata-se da “Gelateria del Teatro”, situada em uma rua linda e tranquila do centro histórico da capital, chamada Via dei Coronari.
Passeando por lá você encontra aquela Roma “verace”, autêntica, cruza com artesãos, sacerdotes, laboratórios de restauradores e chega a duvidar que realmente encontra-se no centro de uma movimentada e caótica capital européia.
O fato é que a “Gelateria del Teatro” foi chamada assim porque fica na esquina de um beco onde encontra-se um minúsculo teatro, hoje fechado ao público e, até pouco tempo atrás, à venda como propriedade particular.
No entanto, no passado, ao lado do teatro existia a “Chiesa dei Santi Simone e Giuda”, uma igreja erguida no século XII e desconsagrada por volta de 1900 e o que hoje é conhecido como o “teatro”, antigamente era uma capela que possuia, inclusive, um afresco importante de 1400 que representa a Madonna con Angeli e Santi.
A graciosa “Gelateria del Teatro” foi fundada por um ex-confeiteiro e oferece uma variedade de aproximadamente quarenta sabores.
Além daqueles clássicos, lá você poderá encontrar, entre outros, sabores originais como chocolate amargo com vinho Nero D’Avola, abóbora e amaretto, pera e gengibre e framboesa e salvia, combinação que provei pessoalmente a última vez que estive lá.
Para quem gosta de ousar, a “Gelateria del Teatro” é o lugar certo para surpreender o próprio paladar.
Os preços são um pouco mais caros do que as outras sorveterias do centro: 2,20 euros por um copinho com dois sabores, mas o “cenário” está incluído na tarifa.
Depois de escolher o seu sabor favorito, sente-se em uma das mesinhas de mosaicos situadas fora da sorveteria e curta a vida romana passar!