Hotel Locarno, hospedagem de charme pertinho da Piazza del Popolo
Conheci o Hotel Locarno por acaso, durante uma entrevista que realizei com o escritor do Sudão, Daoud Hari, para a a revista italiana Internazionale.
Tivemos uma conversa muito interessante nos jardins desse gracioso hotel da década de 20 e de ar retrò.
Situado a poucos passos da famosa Piazza del Popolo, o hotel ocupa dois edifícios adjacentes inspirados na Art Nouveau.
Cada detalhe do Hotel Locarno – como os seus móveis, tapetes, espelhos, luzes ofuscadas e objetos de decoração – reproduz perfeitamente a atmosfera desse estilo artístico.
Essas características acabam criando um ambiente íntimo. É por isso que em vez de chamá-lo hotel, os proprietários do Locarno preferem defini-lo uma casa para hóspedes.
O hotel possui 66 quartos e cada um deles é decorado com refinados móveis de antiquários, mas os ambientes que mais aprecio nele são o terraço com uma linda vista dos tetos da cidade e os seus jardins. Seus sofás e mesinhas em ferro batido são circundados por glicínias e, principalmente durante a primavera, é uma delícia curtir um aperitivo em seu bar: o Salotto Locarno.
Não foi por acaso que o hotel serviu de cenário para a gravação de comerciais e filmes e que o local continua sendo frequentado por personalidades como o ator John Malkovich, os escritores Daniel Pennac e Jorge Louis Borges ou os irmãos Coen, cineastas.
Todos os dias, a partir das sete da noite, os romanos que apreciam a dolce vita escolhem o Locarno Bar para degustar um cálice de vinho ou prosecco.
Os preços de um quarto individual são, em média, de 114 euros e aquele de um quarto duplo de 204 euros, com café da manhã incluído.
Fotos: Divulgação
Considere que a localização do hotel é ótima e que basta caminhar poucos passos para chegar até a estação Flaminio – Piazza del Popolo da linha A do metrô de Roma.