Fragrância de hotéis

Onde ficar em Roma. Dicas de hotéis nos melhores bairros

Onde ficar em Roma? A escolha da acomodação é uma fase fundamental do planejamento de uma viagem e por isso pensei em compartilhar com vocês uma seleção com alguns dos melhores hotéis de Roma.

Onde ficar em Roma

Para quem não tem familiaridade com a geografia da cidade eterna pode parecer complicado decidir onde hospedar-se. Por isso, vale a pena fazer algumas considerações.

Se estiver viajando para Roma pela primeira vez e sua ideia for permanecer poucos dias na cidade a minha sugestão é que opte por um hotel localizado no centro histórico. Considerando que a maior parte dos monumentos must-see da capital concentram-se ali, isso permitirá que você faça quase tudo a pé.

Onde ficar em Roma

Nos arredores de atrações centrais como a Fontana di Trevi, a Piazza di Spagna, a Piazza del Popolo, o Panteão, a Piazza Navona e a Via Veneto ficam alguns dos hotéis de maior prestígio de Roma.  Escolher uma estrutura hoteleira de luxo nessas áreas significa garantia de serviços top, quase sempre com vistas e jardins excepcionais, e a chance de circundar-se da história de Roma. Ruas como a Via Margutta ou a Via Giulia são algumas das mais características do centro histórico.

Onde ficar em Roma

O lado menos positivo de hospedar-se no centro histórico é que essa nem sempre é a melhor opção para quem alugar carro (aliás, se puder evite em Roma), que essa zona, por motivos óbvios, é sinônimo de aglomeração contínua de turistas e que, como a maior parte de suas ruas tem pavimentação irregular, com os paralelepípedos  conhecidos como sampietrini, pode causar dificuldades para cadeirantes.

Onde ficar em Roma

Ainda no centro, uma das zonas mais procuradas pelos turistas estrangeiros é Campo de’ Fiori, que todas as manhãs, sob o olhar da estátua de Giordano Bruno, é palco de um colorido mercado ao aberto. Em seus arredores não existem grandes estruturas hoteleiras, mas boutique e design hotéis. Durante o dia é bem movimentada e à noite também pode ser mais barulhenta.

Onde ficar em Roma

Se você não quiser se afastar muito do centro histórico, mas procura a Roma dos cantinhos charmosos, das lojas descoladas, trattorie autênticas e de cenários instagramáveis, os bairros indicados são Trastevere e Monti. Em Trastevere é mais comum encontrar apartamentos de temporada para alugar e a movida é garantida. De lá, bastará pegar o bonde elétrico no Viale Trastevere para chegar facilmente até a Piazza Venezia. Ou atravessar uma das pontes sobre o rio Tibre e percorrer a pé algumas das ruas mais pitorescas da cidade.

Rione Monti, Roma

Já o Rione Monti, no passado etiquetada como zona de péssima reputação, é hoje uma combinação irresistível de uma Roma boêmia, de laboratórios de artesãos, salões de beleza de cara hipster e pequenos restaurantes de comida vegan ou street food. A propósito, se você quiser provar os clássicos da cozinha romana, não deixe de ler o post Descubra quais são os pratos típicos de Roma e seus sabores

Onde ficar em Roma

De um lado o bairro é limitado pela movimentada Via Cavour, que dá de frente para o Coliseu, mas o seu lado mais interessante é aquele da Piazza della Madonna dei Monti, Via Urbana, Via Leonina (onde, nos finais de semana, acontece o bacana Mercato Monti) e Via dei Serpenti.

Onde ficar em Roma

Para quem procura tranquilidade e luxo, os arredores da famosa Via Veneto, a mais fotografada pelos paparazzi que seguiam atores famosos na década de 60 e sede da embaixada americana em Roma reúnem alguns dos hotéis de maior prestígio da capital.

Onde ficar em Roma

De um lado, a rua não fica muito distante da Villa Borghese e, em sua parte oposta chega até a Piazza Barberini, que abriga uma das estações da linha A do metrô, Barberini, por enquanto fechada. Durante o dia a Via Veneto é lugar de passagem de turistas estrangeiros que procuram por lugares como a Cripta dos Frades Capuchinhos, totalmente decorada por ossos, e pelo Hard Rock Café Roma. 

Onde ficar em Roma

Uma boa opção para quem não procura um hotel cinco estrelas, mas quer hospedar-se em um bairro gracioso sem ter que enfrentar grandes distâncias até o centro é San Giovanni, onde fica a Basílica de São João de Latrão e a Escada Santa. O bairro é prevalentemente residencial, mas oferece muitas opções de lojas ao redor, uma feira diária na Via Orvieto e uma estação de metrô que te levará facilmente até o centro histórico. Morei no bairro por mais de um ano e aos domingos ia a pé até ao Coliseu em cerca de 20 minutos de caminhada.

Basílica de São João de Latrão

Para quem procura uma zona silenciosa e altamente sofisticada a opção é o Aventino, uma das sete colinas de Roma que mescla hotéis elegantes e casas de prestígio. No Aventino fica o famoso Giardino degli Aranci, com uma das vistas mais belas da capital, e o buraco da fechadura do portão da Ordem dos Cavaleiros de Malta, igrejas e basílicas. A minha preferida é a Basilica dei Santi Bonifacio e Alessio.

Onde ficar em Roma

Para quem pretende dedicar mais tempo a atrações como a Basílica de São Pedro, os Museus Vaticanos e o Castel Sant’Angelo o bairro indicado é Prati, que une as belezas vaticanas a uma zona residencial de ar aristocrático, lugares charmosos como Borgo Pio e muitas opções de comércio, como a Via Cola di Rienzo, repleta de lojas.

Onde ficar em Roma

Do ponto de vista econômico, os hotéis mais convenientes da Roma central são aqueles nos arredores da estação ferroviária de Termini. E aqui uma dúvida comum entre os turistas envolve a questão segurança. Antes de mais nada, precisamos fazer algumas observações. Termini é circundada por  diferentes rioni.

Onde ficar em Roma

Na área conhecida como Esquilino há uma grande concentração de hotéis baratos, mas não espere encontrar nessa zona a Roma dos cartões postais. O Esquilino é um bairro altamente multiétnico e reúne muitos restaurantes e lojas administradas por imigrantes chineses, indianos e coreanos. De sedes de casas de câmbio e de lembracinhas pouco originais.

Como em qualquer outra capital do mundo, os arredores da estação são bem movimentados (portanto olhos abertos!), nem sempre limpos e às vezes pode gerar pânico em quem não espera encontrar o degrado em Roma. Calma! Nem tudo está perdido.

Se quiser hospedar-se próximo da estação Termini, até para viajar de trem pela Itália, prefira a área de Castro Pretorio, que engloba os arredores da Piazza della Repubblica, onde ficam atrações como o Museo Nazionale Romano Terme di Diocleziano, o quartel dos Corazzieri, as belas igrejas de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, projetada por Michelangelo, e Santa Maria della Vittoria, que abriga a escandalosa escultura de Bernini, Êxtase de Santa Tereza, até o limite da Piazza della Croce Rossa.

Onde ficar em Roma

Evite a zona de san Lorenzo se preferir a tranquilidade porque, por ser um bairro muito frequentado por universitários, à noite è bem movimentado.

Aqui, uma seleção dos melhores hotéis de diferentes categorias em diferentes bairros de Roma:

Hotéis top no centro histórico

Com vista Coliseu: Palazzo Manfredi

Para viver a atmosfera da mágica via Giulia:

Hotel Indigo

DOM Hotel

Luxo absoluto:

Hotel de Russie

Hotel Hassler

Hotel Raphael

Grand Hotel de la Minerve

Radisson Blu Roma

Arredores da Via Veneto:

Westin Excelsior

Majestic

Baglioni Hotel Regina

Sina Bernini Bristol

Hotéis de charme no centro histórico:

Hotel Locarno

Rome Art Hotel 

Casa Fabbrini

Hotel Sole al Pantheon

Rarity Suites 

Margutta 19

Chapter Roma

Nos arredores da Villa Borghese:

Sofitel Roma Villa Borghese

No arredores de San Giovanni:

Delta Mercure Colosseo

Eurostars Saint John

Na Piazza della Repubblica

No bairro Aventino:

Aventino San Anselmo Hotels

The Corner TownHouse

No Campo de Fiori:

Boutique Hotel Campo de Fiori

Nos arredores do Vaticano:

b&b Vatican Keys

Orange Hotel

Em Trastevere:

Buonanotte Garibaldi

Relais Le Clarisse

Rione Monti:

The Roman Empire guesthouse

Arredores de Termini:

Palazzo Montemartini Roma

Hotel Quirinale

Hotel Artemide

Albergue:

The Yellow

Graças a vocês, leitores, esse blog que nasceu de maneira despretenciosa para compartilhar dicas e o meu amor pela Itália é hoje um trabalho real. Criamos uma conexão verdadeira! Por isso confesso para vocês que “nutrir” essa atividade exige determinação, constância, tempo e também dinheiro para garantir que, periodicamente, recebam informações atualizadas e conteúdo sobre destinos que visitei pessoalmente antes de divulgar aqui. Se você encontrou no blog conselhos úteis para a sua viagem, uma maneira de retribuir o meu trabalho é reservando o seu hotel ou transfer, comprando ingressos para monumentos e atrações, alugando um carro ou providenciando o seu seguro de viagem através dos parceiros do blog, nos anúncios que encontra aqui no site. E se precisar de um contato direto comigo para organizar passeios e tours pela Itália estou sempre pronta para uma conversa! É só mandar um e-mail para postitalyblog@gmail.com

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *