Brisa de lago

A magia das festas em Castiglione del Lago, Úmbria

Muitos turistas pensam duas vezes antes de viajar para a Itália no período de festas de final de ano e durante o inverno. Claro que essa escolha comporta prós e contras, mas eu não a excluiria totalmente essa possibilidade antes de avaliar diversos quesitos.

Castiglione del Lago, Úmbria

Dezembro e janeiro são meses frios e com dias curtos, mas em contrapartida oferece alguns benefícios.

Castiglione del Lago, Úmbria

Alguns deles são as tarifas hoteleiras mais competitivas, filas menores para muitas atrações, a chance de visitar cidades decoradas com a mágica atmosfera de Natal, quem sabe ver a neve, e vivenciar de perto tradições italianas como a tão esperada chegada da Befana.

Castiglione del Lago, Úmbria

Para quem não sabe, a Befana é a idosa que na noite do dia 5 de janeiro, voando em sua vassoura, leva guloseimas às crianças boazinhas e um doce que assemelha ao carvão àquelas que não se comportaram bem durante o ano.

Castiglione del Lago, Úmbria

A figura da Befana está associada ao Dia de Reis e a chegada dos três reis magos para adorar a Epifania do Senhor, ou seja, o nascimento de Jesus Cristo. A palavra “epifania” deriva do grego e indica uma “aparição” ou “manifestação” de algo ligado ao contexto sobrenatural ou divino.

Castiglione del Lago, Úmbria

Em grandes cidades como Roma ou nos pequenos vilarejos da Itália, no período de festas é tradição passear com as crianças, visitar exposições de presépios, mercadinhos de Natal, cidades que reconstroem a casa do Papai Noel ou simplesmente explorar burgos que em dezembro e janeiro tornam-se ainda mais graciosos. É o caso de Castiglione del Lago, que fica na província de Perugia, na região da Úmbria.

Castiglione del Lago, Úmbria

A beleza de Castiglione del Lago está na combinação entre cidade histórica e natureza. O vilarejo fica no alto de uma rocha, é circundado por altos muros e em proximidade das margens do Lago Trasimeno, que por sua vez tem três ilhas: Isola Maggiore, Isola Minore e Polvese, que podem ser visitadas pegando uma balsa.

Castiglione del Lago, Úmbria

Apesar de pequena (cerca de 15 mil habitantes), Castiglione del Lago possui diversas atrações. As mais conhecidas são o Palazzo della Corgna, um edifício de 1563 ricamente decorado, a Rocca Medievale, uma fortaleza erguida sobre os vestígios de uma antiga acrópole etrusca, e suas diversas igrejas.

Castiglione del Lago, Úmbria

No período de festas de final de ano Castiglione del Lago transforma-se em palco de um evento chamado Luci sul Trasimeno (Luzes sobre o Trasimeno).

Castiglione del Lago, Úmbria

Além da maior árvore de natal montada dobre um lago (1 km de extensão por 50 metros de largura e 2400 lâmpadas), a cidade exibe um presépio monumental, pista de patinação no gelo, espetáculos onde os protagonistas são acrobatas e a luz do fogo e laboratórios com brincadeiras para crianças.

Castiglione del Lago, Úmbria

Pelas ruas de Castiglione del Lago a gente cruza com a mágica atmosfera do Natal, nas decorações, nas barraquinhas e lojas de artesanato e de produtos típicos, como salames, queijos, vinhos, legumes, azeites e outras delícias.

Castiglione del Lago, Úmbria

Nós fizemos uma pausa no Battilani Sapori para comprar um salame com trufas negras e a torta al testo, uma espécie de focaccia umbra.

Castiglione del Lago, Úmbria

Entre uma vitrine e outra, uma foto e outra, também fizemos uma pausa na cafeteria de ar vintage Dal Castiglionese (Via Vittorio Emanuele, 67).

Castiglione del Lago, Úmbria

Nada como recuperar as energias com uma xícara bem quentinha de cappuccino e doces locais antes de admirar o por do sol à beira do Lago Trasimeno e a sua paisagem bucólica.

Castiglione del Lago, Úmbria

Sobre a região da Úmbria, leia também

Rasiglia, o encantador vilarejo dos riachos na Úmbria

Viver a emoção de visitar o santuário de Santa Rita de Cássia

Bate-volta Roma Spoleto, patrimônio da humanidade na Umbria

Gubbio: Úmbria medieval que encanta

La Scarzuola, a mística cidade ideal na região da Úmbria

Bate-volta Roma Orvieto, uma experiência inesquecível

La notte del Barbacane, o histórico assalto à Città della Pieve

Perugina e a história de amor que inspirou o bombom Bacio

Como ir de Roma a Assis e aproveitar o melhor da cidade. Um tour que faz bem para a alma

Cascata delle Marmore: emoções primordiais na cachoeira mais alta da Europa

Spello, o vilarejo dos becos e sacadas floridas na Úmbria 

Isola Maggiore. A ilha de 15 habitantes e da poesia no Lago Trasimeno

Caro amico ti scrivo. Monte del Lago e o Festival das Correspondências

Espetáculo da natureza: os tapetes floridos de Castelluccio di Norcia

Norcia, o pequeno vilarejo da Úmbria, terra de São Bento e dos embutidos 

Montefalco. A cidade do Sagrantino, um dos melhores tintos italiano

Bevagna, um dos vilarejos medievais mais belos da Úmbria 

Graças a vocês, leitores, esse blog que nasceu de maneira despretenciosa para compartilhar dicas e o meu amor pela Itália é hoje um trabalho real. Criamos uma conexão verdadeira! Poir isso confesso para vocês que “nutrir” essa atividade exige determinação, constância, tempo e também dinheiro para garantir que, periodicamente, recebam informações atualizadas e conteúdo sobre destinos que visitei pessoalmente antes de divulgar aqui. Se você encontrou no blog conselhos úteis para a sua viagem, uma maneira de retribuir o meu trabalho é reservando o seu hotel ou transfer, comprando ingressos para monumentos e atrações, alugando um carro ou providenciando o seu seguro de viagem através dos parceiros do blog, nos anúncios que encontra aqui no site. E se precisar de um contato direto comigo para organizar passeios e tours pela Itália estou sempre pronta para uma conversa! É só mandar um e-mail para postitalyblog@gmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *