Spello, Úmbria
Ver

Spello, o vilarejo dos becos e sacadas floridas na Úmbria

Você sonha em conhecer aquela Itália feita de cidadezinhas charmosas e de paisagens bucólicas? Então pense seriamente em incluir a Úmbria e Spello em seu roteiro pelo país.

Spello

Essa região no centro da Itália é um “coringa” porque reúne, em um único território, natureza, um grande patrimônio artístico, itinerários religiosos como aqueles de Assis e Cássia, lugares reconhecidos como patrimônio da humanidade pela Unesco e uma ótima oferta enogastronômica. Ali “nascem” excelências italianas  como as trufas negras ou vinhos como o Sagrantino di Montefalco.

Spello, Úmbria

Spello fica na província de Perugia, a cerca de 35 quilômetros da graciosa cidade de Spoleto, e com um centro histórico rico de monumentos romanos, medievais e renascimentais.

Spello, Úmbria

A melhor maneira de visitá-la é passear sem pressa entre seus becos floridos. Vocês lembram os versos daquela canção do Titãs… “Há flores por todos os lados, há flores em tudo o que eu vejo?”. É a trilha sonora perfeita para a Spello.

Spello, Úmbria

No nono domingo depois da Páscoa acontece na cidade a chamada Infiorata del Corpus Domine, uma iniciativa que existe desde 1831 e que recobre as ruas de seu centro histórico com tapetes de pétalas de flores que chegam a superar 50 metros de comprimento. Nessa ocasião, a cidadezinha chega a receber até 80 mil visitantes em um fim de semana.

Spello, Úmbria

Em julho, a prefeitura também promove o concurso “Finestre, balconi e vicoli fioriti” (Janelas, sacadas e becos floridos) para eleger as melhores decorações presentes na cidade.

Spello, Úmbria

Não é só uma questão estética ou uma disputa entre os moradores da cidade. O embelezamento urbano é compartilhado com os turistas que não resistem, por exemplo, a sessões fotográficas diante de floreiras realizadas com caixas de vinhos de prestígio como o Sassicaia.

Spello, Úmbria

Spello teve um passado glorioso. Foi conquistada pelos romanos, mas conseguiu manter a sua autonomia e identidade e teve o privilégio de ser reconhecida como “Splendidissima Colonia Julia” pelo imperador Ottaviano Augusto (Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus).

Spello, Úmbria

No IV século, graças a Constantino Spello também conquistava o direito de celebrar autonomamente competições com gladiadores. Uma placa de mármore que declarava essa medida foi encontrada na cidade em 1773.

Spello, Úmbria

Seu rico passado também é evidente na chamada Villa dei Mosaici si Spello, um complexo do período imperial descoberto em 2005, durante escavações para realizar um estacionamento, e transformado em um museu.

Spello, Úmbria

Se tratava de uma residência de um personagem potente cuja pavimentação é decorada por mosaicos e pinturas. Provavelmente era um comerciante de azeite ou vinho porque no local foram encontradas várias ânforas.

Spello, Úmbria

Spello ainda mantém vestígios de muralhas romanas com cinco portas de ingresso. A mais imponente é a Porta Venere, recoberta de mármore travertino e circundada por duas torres.

Spello, Úmbria

Em seu centro histórico, na Piazza della Repubblica fica uma de suas atrações mais conhecidas: a igreja de Santa Maria Maggiore, que na Cappella Baglioni conserva afrescos de Pinturicchio que ilustram cenas do Novo Testamento mas até pouco tempo fechada para um restauro. Outro edifício de culto importante é a Chiesa di Sant´Andrea (Via Cavour), igreja gótica do século XIII.

Spello, Úmbria

“Se você tiver um dia inteiro à disposição, fora do centro histórico de Spello, ao longo da Via Flaminia, fica a Villa Fedelia, um edifício construído no final de 1600 sobre uma antiga área sacra romana com lindos jardins monumentais e terraças, aberto ao público diariamente das 10h30 às 13h e das 15h às 18h.Nas redondezas, a estrada para Assis que sobe o Monte Subasio garante vistas incríveis dos vilarejos da região.

Spello, Úmbria

Durante a sua passagem por Spello aproveite para comprar azeite e provar delícias locais em um restaurante típico como La Cantina di Spello (Via Camillo Benso Conte di Cavour, 2).

Dicas: a Villa dei Mosaici di Spello fica na Via Paolina Schicchi Fagotti, 7 e entre os meses de abril e setembro permanece aberta de terça a domingo das 10h30 às 13h e das 14h às 17h. Os ingressos custam 6 euros. Para os demais meses, consulte o site villadeimosaicidispello.it
Para chegar lá saindo de Roma: Alugue um carro com o nosso parceiro, a Rentcars, e percorra a rodovia A1 na direção de Terni até a saída Orte. Em seguida, pegar a SS3 Strada Statale Flaminia e seguir indicações para Spello. De trem, saindo de Roma pegue o Regionale Veloce ou Intercity  até Spello. De acordo com o tipo de trem, a viagem dura de 1h50 até 3h08. Fique atento porque em alguns casos é necessário trocar de trem em Assis antes de seguir viagem até Spello. Preços a partir de 10,15 euros, só ida.
Como aproveitar a viagem: Se puder, programe um itinerário pela Úmbria e reserve alguns dias para conhecer cidades próximas como Perugia, Assis, Cássia, Spoleto, Bevagna, Montefalco e Gubbio. Precisa de ajuda para elaborar o seu roteiro? Contrate a nossa consultoria de viagem personalizada!

Sobre a região da úmbria, leia também:

Viver a emoção de visitar o Santuário de Santa Rita de Cássia

Rasiglia, o encantador vilarejo dos riachos na Úmbria

Bate-volta Roma Spoleto, patrimônio da humanidade na Umbria

Gubbio: Úmbria medieval que encanta

La Scarzuola, a mística cidade ideal na região da Úmbria

Bate-volta Roma Orvieto, uma experiência inesquecível

La notte del Barbacane, o histórico assalto à Città della Pieve

Perugina e a história de amor que inspirou o bombom Bacio

Como ir de Roma a Assis e aproveitar o melhor da cidade. Um tour que faz bem para a alma

Cascata delle Marmore: emoções primordiais na cachoeira mais alta da Europa

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *