Rasiglia, Umbria, Itália
Ver

Rasiglia, o encantador vilarejo dos riachos na Úmbria

Assim que coloquei os pés no pequeno vilarejo de Rasiglia, na região da Úmbria, fiquei pensando que se os americanos descobrissem esse lugar provavelmente incluíram o burgo entre as reproduções de seu “parque de diversões para adultos”,  ou seja, Las Vegas. Isso porque Rasiglia é a miniatura de um mundo encantado.

Rasiglia, Úmbria, Itália

Quem acompanha o Post-Italy.com já deve ter percebido que em minhas andanças pela Itália, além dos clássicos cartões postais o meu objetivo é mostrar aos leitores o lado mais autêntico do país

Rasiglia, Úmbria, Itália

Quero que vocês viajarem comigo por lugares que ainda não entraram na rota do over-turismo internacional e que com muita probabilidade não encontrarão folheando os tradicionais guias de viagem.

Rasiglia, Úmbria, Itália

Quando a gente “descobre”  um lugar que fascina a primeira atitude pode ser aquela de salvaguarda. Talvez seja natural pensar algo como “vou guardar esse segredo para mim porque senão a cidade vai virar sinônimo de turismo predatório e descontrolado”.

Rasiglia, Úmbria, Itália

Depois da primeira reação instintiva, acho que beleza pode e deve ser compartilhada. Rasiglia fica a 18 quilômetros da cidade de Foligno (província de Perugia), na região da Úmbria, que é considerada o coração verde da Itália.

Rasiglia, Úmbria, Itália

Até pouco tempo, até mesmo para os italianos que visitavam cidades mais famosas como Montefalco – conhecida pelo seu vinho tinto – e Bevagna, o nome Rasiglia não era tão familiar.

Rasiglia, Úmbria, Itália

Sua popularidade surgiu graças a um burburinho virtual que incentivou os habitantes de Rasiglia a candidatarem o vilarejo como um “luogo del cuore” (lugar do coração), iniciativa promovida pelo Fondo Ambiente Italiano (FAI) para valorizar o patrimônio nacional. Uma bela revanche para um burgo que depois e um terremoto, em 1997, corria o risco de transformar-se uma cidade fantasma.

Rasiglia, Úmbria, Itália

Com apenas 50 moradores, Rasiglia é conhecida como “A Veneza da Úmbria” e a protagonista desse vilarejo é a água. Nesse burgo originário do século XIII vários  riachos, córregos, pequenas cascatas e tanques de água provenientes do rio Menotre circundam as casas.

Rasiglia, Úmbria, Itália

Circulando entre os seus becos a sensação é aquela de voltar no tempo. Painéis fotográficos espalhados por todo o vilarejo narram o seu passado e as antigas profissões de seus artesãos.

Rasiglia, Úmbria, Itália

Graças à presença da água e a um moinho, a economia de Rasiglia era baseada na moagem do trigo, na produção de lã e na tintura de tecidos. Ainda hoje, em Rasiglia é possível visitar antigos equipamentos utilizados para a tecelagem manual.

Rasiglia, Úmbria, Itália

Durante o primeiro final de semana do mês de junho na cidade acontece o evento chamado Penelope a Rasiglia, uma iniciativa que exalta a sua tradição na tecelagem.

Rasiglia, Úmbria, Itália

As janelas das casas expõem cobertas realizadas artesanalmente. Antigos teares são ativados e pelas suas ruas são declamadas poesias. Já  nos dias 26 de dezembro e 6 de janeiro acontece os moradores do burgo -se como antigos artesãos e recriam a atmosfera de um presépio vivo.

Rasiglia, Úmbria, Itália

A cidade fica a quase 700 metros de altitude e no alto de uma de suas colinas ainda é possível encontrar os vestígios de um antigo castelo construído entre os séculos XIV e XV.

Rasiglia, Úmbria, Itália

Em Rasiglia a gente nos dedos o número de cafeterias e restaurantes e por isso a sua ida até lá pode ser uma esticada depois de uma visita a outras cidades da região. Leia no final desse post todos os nossos artigos sobre a Úmbria e se precisar de consultoria de viagem personalizada para elaborar o seu roteiro por lá ou para outras regiões da Itália envie um e-mail para postitalyblog@gmail.com
A Úmbria tem muito a oferecer.  Se tiver interesse em passar um dia conhecendo Assis e Cássia, todos os sábados você pode participar de uma excursão para essas duas cidades organizada pela nossa agência parceira.
A Úmbria não tem acesso ao mar e está localizada no centro do país. Faz fronteira com as regiões Lazio, Marche e Toscana e é dividida em duas províncias, aquela de Perugia e de TerniA melhor maneira de chegar até Rasiglia é de carro. A distância entre Perugia e Rasiglia é de aproximadamente 52 km e de cerca de 40km  aquela entre Assis e Rasiglia. No site do nosso parceiro, a Rentcars, você pode confrontar as melhores tarifas para aluguel de carros na Itália.

Opções de hospedagem nos arredores:

Em Foligno: Relais Metelli

Em Perugia: Locanda della Posta Boutique Hotel ou Sina Brufani

Em Montefalco: Villa Zuccari

Em Assis: Num Assisi Relais & Spa Museum ou Castello di Petrata

Artigos sobre a região da Úmbria:

Bate-volta Roma Spoleto, patrimônio da humanidade na Umbria

Gubbio: Úmbria medieval que encanta

La Scarzuola, a mística cidade ideal na região da Úmbria

Bate-volta Roma Orvieto, uma experiência inesquecível

La notte del Barbacane, o histórico assalto à Città della Pieve

Perugina e a história de amor que inspirou o bombom Bacio

Como ir de Roma a Assis e aproveitar o melhor da cidade. Um tour que faz bem para a alma

Cascata delle Marmore: emoções primordiais na cachoeira mais alta da Europa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *