Escada Santa em Roma
VaticanoVer

Escada Santa em Roma é exposta ao público em seu estado original

Roma, obviamente, é uma das metas que mais atraem o turismo religioso e durante a Páscoa o número de fiéis católicos que visitam a capital é ainda maior. A notícia que não passará despercebida pelos cristãos de passagem pela cidade eterna nesse período é que, depois de quase 300 anos, a Escada Santa é exposta ao público em seu estado original.

Escada Santa em Roma

A Escada Santa fica do lado leste da praça de San Giovanni in Laterano (São João de Latrão), em um edifício projetado por Domenico Fontana e que incorporou parte do antigo Palácio Laterano, incluindo a chamada Sancta Sanctorum, capela reservada aos pontífices.

Escada Santa em Roma

Segundo os católicos, os 28 degraus da Escada Santa foram percorridos por Jesus a caminho de seu julgamento, no alto do pretório de Pôncio Pilatos, em Jerusalém.

Escada Santa em Roma

A escada teria sido trazida à Roma em 326 por ordens de Santa Elena, mãe de Constantino. Ele entrou para a história como o imperador que se converteu ao Cristianismo e por ter  declarado queos cristãos não seriam mais perseguidos em seu império. A escada teria sido colocada em sua posição atual em 1589, por ordens do papa Sisto V.

Escada Santa em Roma

Seguindo os passos de Jesus, durante os séculos as escadas de mármore foram subidas de joelhos por milhares de fiéis, provocando o seu desgaste. Pensando em preservá-las, em 1723 o Papa Inocêncio XIII ordenou que os degraus fossem protegidos por tábuas de madeira.

Escada Santa em Roma

Depois de sete anos e de um minucioso restauro coordenado pelos Museus Vaticanos e que exigiu investimentos de quase nove milhões de reais, até o dia 9 de junho os fiéis poderão subir de joelhos os degraus de mármore. Também foram restaurados os 2500 metros quadrados de afrescos renascentistas que decoram o teto sobre a Escada Santa.

Nenhum pé pode tocar os seus degraus e subi-los de joelhos é um gesto realizado pelos peregrinos principalmente durante a sexta-feira santa, observando no percurso as três cruzes que indicam o sangue derramado por Jesus. Depois do dia 9 de junho, os degraus da Escada Santa serão novamente cobertos por revestimentos de madeira para preservá-los.

Vale a pena saber: O ingresso na Escada  Santa é gratuito, ma spara visitar a capela Sancta Sanctorum se paga um bilhete de 3,50 euros. De abril a setembro, aberto das 7h às 14h e das 15h às 19h. Para chegar lá, pegue a linha A do metrô e desça na estação San Giovanni. Endereço: Piazza di San Giovanni in Laterano, 14
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na nossa página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *