Sinos de igrejas e basílicas

A igreja de Sant’Ignazio em Roma entre beleza e a ilusão da falsa cúpula

Com tantas igrejas em Roma repletas de tesouros artísticos e poucos dias à disposição para explorar a cidade eterna, fica difícil decidir quais são prioritárias em um itinerário turístico.

Se visitar a capital italiana pela primeira vez, provavelmente passará por monumentos famosos como o Panteão.

Igreja Sant'Ignazio em Roma

A minha sugestão é que quando estiver em seus arredores você encaixe em seu roteiro a igreja de Sant’Ignazio di Loyola, que graças às redes sociais está ficando cada vez mais popular entre os estrangeiros.

Esse edifício de culto é uma das joias do barroco em Roma e fica na cenográfica Piazza Sant’Ignazio.

Igreja Sant'Ignazio em Roma

O que distingue essa de outras praças romanas é a sua forma trapezoidal. Os edifícios ao redor da praça apresentam fachadas concavas e convexas, um truque arquitetônico que cria uma sensação de profundidade e dinamismo. Observar uma foto da praça do alto é a melhor maneira de intuir a genialidade de seu arquiteto, Filippo Raguzzini.

Igreja Sant'Ignazio em Roma

Dedicada a Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas), a igreja começou a ser construída em 1626 e foi concluída em 1650. Ela foi encomendada pelo Cardeal Ludovico Ludovisi, que a financiou com 200 mil escudos.

Esse capital atraiu arquitetos e artistas de grande fama como Orazio Grassi e Andrea Pozzo, que também era matemático e pintor.

Igreja Sant'Ignazio em Roma

Pozzo, um mestre do trompe-l’oeil (técnica que usa imagens realistas para criar a ilusão de objetos tridimensionais) é o autor da obra-prima que todos os dias atrai centenas de turistas à igreja: uma falsa cúpula em um teto plano.

Igreja Sant'Ignazio em Roma

A partir de um ponto específico no chão da igreja, observando o teto a percepção dos visitantes é “enganada” e capta a imagem de uma cúpula que parece real.

Outro destaque da igreja é o afresco central também pintado por Andrea Pozzo e intitulado “A Apoteose de Santo Inácio”. Este afresco retrata Santo Inácio sendo levado aos céus, rodeado por anjos e figuras alegóricas representando os quatro continentes conhecidos na época: Europa, Ásia, África e América. A obra celebra a expansão das missões jesuítas e o papel de Santo Inácio como fundador da ordem.

Igreja Sant'Ignazio em Roma

Para aumentar ainda mais a admiração dos visitantes, na parte central a igreja foi posicionado um espelho e, todos os dias, enfrentando uma fila você pode fazer um selfie emoldurado por essa obra-prima.

As capelas laterais da Igreja de Sant’Ignazio também merecem ser visitadas, cada uma dedicada a um santo ou a um evento religioso significativo.

Outra curiosidade interessante é que nessa igreja ficam os restos mortais de Roberto Bellarmino, teólogo, escritor, cardeal e um dos protagonistas do processo contra Galileo Galilei.

Chiesa di Sant’Ignazio di Loyola

Piazza Sant’Ignazio

Aberta diariamente a partir das 9h da manhã

Precisando de acompanhante turistico para seus passeios em Roma sale comigo inviando e-mail para postitalyblog@gmail.com 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *