Greccio, Itália
OuvirSinos de igrejas e basílicas

Greccio e o primeiro presépio de São Francisco de Assis

A maioria dos brasileiros que viaja para a Itália à procura de seu lado mais religioso visita Assis, na região da Úmbria. Há séculos, peregrinos do mundo todo percorrem as ladeiras da cidade natal de Francisco, o frade que pregava a pobreza, lutava contra o materialismo e tornou-se um dos patronos da Itália.

Greccio, presépio

O que pouca gente sabe é que, não muito distante de Roma, fica um lugar muito especial para os católicos: o santuário de Greccio, mais conhecido como a Belém franciscana.

Greccio, cidade do primeiro presépio de São Francisco

Greccio está localizada na província de Rieti (Lácio) e o lugar é amado pelos cristãos porque ali, na véspera da noite de Natal de 1223, São Francisco criou o primeiro presépio da história do Cristianismo.

Greccio, cidade do primeiro presépio de São Francisco

Antes dessa data, a Natividade nunca havia sido representada e o objetivo de Francisco era que através da encenação os camponeses pudessem compreender o significado da liturgia daquela noite.

Greccio, cidade do primeiro presépio de São Francisco

Da estrada que leva até lá o que você enxerga é um fascinante complexo arquitetônico que parece ter sido erguido na rocha nua.

santuário de Greccio

O núcleo original do santuário de Greccio é a chamada Capela da Natividade, a caverna onde, após a aprovação papal, São Francisco realizou uma encenação teatralizada do nascimento de Jesus. O presépio incluía uma manjedoura, acima da qual foi improvisado um altar, e naquele cenário São Francisco celebrou a missa de meia-noite, vestido de diácono.

Greccio, cidade do primeiro presépio de São Francisco

Hoje, ali existe um altar de época moderna e um afresco. A pintura representa, em duas cenas, o Presépio de Greccio e a Natividade em Belém. Na primeira, à esquerda do altar, a iconografia é a mesma da cena pintada por Giotto na Basílica superior de Assis; Francisco, ajoelhado, que louva o menino Jesus. Os outro personagem da cena é Giovanni Velita, um nobre originário de Greccio e amigo de São Francisco e sua mulher, Alticama Castelli di Stroncone e o população da cidadezinha.

Greccio, cidade do primeiro presépio de São Francisco

Já em Natividade em Belém, à direita do altar, a protagonista é a Virgem no ato de amamentar o bebê Jesus. No painel também foi representada Madalena, protetora dos eremitas.

Greccio, Itália

Greccio é um lugar que dificilmente deixa os visitantes indiferentes. Francisco teria chegado até lá em 1217 e, ainda hoje, a antiga aldeia é um lugar de silêncio e de recolhimento.

Greccio, cidade do primeiro presépio de São Francisco

Nas antigas muralhas do santuário encontram-se tesouros como a igreja de San Luca, a antiga caverna- dormitório de São Francisco, os quartos de San Berardino da Siena, San Bonaventura da Bagnoregio e San Leonardo da Porto Maurizio, além de um coro do século XVII e a primeira igreja dedicada a São Francisco depois de sua canonização.

Greccio, Itália

Recentemente, o Papa Francisco realizou uma visita surpresa até Greccio. Somente o prior do Santuário e o bispo de Rieti, Dom Domenico Pompilli, tinham sido avisados de sua presença, mas prometido não revelar nada a ninguém.

Leia também:

Como ir de Roma a Assis. Um passeio que faz bem para a alma.

Se tiver interesse em visitar a cidade Natal de São Francisco, Assis, saiba que organizamos excursões para lá, incluindo almoço e uma parada em Cássia. Mais informações: postitalyblog@gmail.com
É bom saber: Santuario Francescano del Presepio: Greccio (Rieti). Aberto diariamente das 9h às 18h. A distância entre Roma e Greccio é de aproximadamente 100 km. Para chegar lá de carro pegar a rodovia A1 na direção de Firenze e seguir indicações para Rieti. De Rieti, seguir placas para Terni e sair em Greccio.

PULE A FILA E COMPRE INGRESSOS ANTECIPADOS

Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações de Roma.

RESERVA DE HOTÉIS

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

Booking.com 

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *