Galleria degli Uffizi em Florença anuncia aumentos a partir de março
A direção da Galleria degli Uffizi, em Florença, anunciou que a partir de 1° de março os ingressos para visitar os museus custarão 25 em vez dos 20 euros pagos até agora. O aumento é atribuído aos altos custos do setor energético, mas muita gente torceu o nariz diante da novidade, sublinhando a necessidade de democratizar a cultura com tarifas mais acessíveis.
Comparado a outros famosos museus europeus, o preço pode mesmo parecer excessivo. Atualmente, o ingresso para o Van Gogh Museum custa 20 euros. Para o Louvre é necessário desembolsar 17 euros, enquanto o Museu del Prado custa 15 euros. A minha dica é aproveitar o desconto previsto para quem visita a Galleria degli Uffizi bem cedo. Entrando das 8h às 8h55, o valor é reduzido: 19 euros.
Seu acervo é tão grande que uma semana não bastaria para contemplar todas as suas obras primas, mas como o slogan do Post-Italy sempre foi “Itália em todos os sentidos”, selecionei aqui cinco quadros que evocam cada um deles.
Tato. Filippo Lippi, Madonna col Bambino e due angeli (1460-1465)
Observe, à direita, o candor com o qual a virgem contempla o seu bebê durante uma prece, prevedendo o seu doloroso destino, e como ele estende os seus braços para tocar e pedir a proteção da mãe.
Audição. Leonardo da Vinci, Annunciazione, 1472
O Anjo acaba de pousar, como nota no quadro acima, à esquerda. Suas asas ainda estão abertas, embora o manto caia na grama. Diante dele a Virgem, que atrás de um altar lê as Sagradas Escrituras enquanto levanta o braço esquerdo em sinal de aceitação de seu destino.
Olfato. Sandro Botticelli, Primavera, 1480
Nove figuras da mitologia clássica caminham em um jardim florido com 138 espécies em frente a uma floresta de laranjeiras e loureiros. O jardim mais parece um paraíso terrestre e cada personagem é carregado de significados simbólicos.
Paladar. Caravaggio. Bacco, 1598.
Caravaggio, protagonista de uma revolução na pintura, ostenta nesta obra uma magistral interpretação naturalista do mundo vegetal. Note a aparência realista das frutas.
Visão. Nascista di Venere, Sandro Botticelli, 1485.
Beleza pura para ser admirada. Acredita-se que a tela com forte caráter simbólico e mitológico tenha sido inspirada na narração do sexto hino homérico, aquele dedicado ao nascimento de Afrodite a partir da espuma do mar. O poeta descreve com riqueza de detalhes o momento no qual Zéfiro e Aura, deuses dos ventos de primavera, sopram Afrodite, com a suave espuma das ondas, rumo a Chipre.
Evite filas e compre antecipadamente os seus ingressos no site parceiro do Post-Italy.com, diretamente nesse link.