La Rinascente, inaugurada a maior loja de departamentos de Roma para compras de luxo
Existem lojas de departamento que são quase um emblema do país onde se encontram. Se digo, por exemplo, Galeries Lafayette, imagino que você pense imediatamente na França. Situação similar acontece com El Corte Inglés, na Espanha, ou Harrods, na Inglaterra.
Aqui na Itália essa posição privilegiada é ocupada por La Rinascente. Desde sempre, essa histórica loja de departamentos é sinônimo de luxo e sofisticação. Uma vaga de trabalho lá é a ambição de muitos jovens italianos porque na loja lidam com uma clientela seleta e grifes que, internacionalmente, representam o melhor da moda made in Italy e internacional.
Em Roma acaba de ser inaugurado um megastore com a marca La Rinascente e o evento causou um “fuzuê” na capital. Senhoras da “Roma bene” (leia-se, da alta sociedade) aguardavam em uma fila composta o momento da abertura de suas portas. A cerimônia contou, inclusive, com a presença da prefeita da cidade.
Do lado de fora, mesmo quem não curte moda ficou muito curioso observando as vitrines decoradas com manequins hiper-realistas. Cada um deles é um verdadeiros avatar que reproduzem perfeitamente os funcionários da loja. A nova filial de La Rinascente fica na Via del Tritone, a poucos metros da Via del Corso, uma das ruas mais famosas para compras em Roma, e da Piazza Barberini.
Como acontece frequentemente em Roma, durante de obras para a construção da loja foram encontrados vestígios arqueológicos do Acqua Virgo, um antigo aqueduto romano que em parte alimenta a Fontana di Trevi.
A solução encontrada pelos construtores foi “englobar” os restos do aqueduto na loja e hoje essa obra da engenharia romana pode ser admirada no subsolo de La Rinascente.
São 14 mil metros quadrados ocupados principalmente por roupas, sapatos, bolsas, acessórios e perfumes. Lá você encontra desde marcas italianas como Gucci, Prada, Hermès, Saint Laurent até um espaço de maquiagem e cosméticos assinados por Christian Louboutin. Cada grife possui uma espécie de butique no interior da loja.
A novidade interessante para quem circula pelo centro histórico são os espaços dedicados à gastronomia. Como gulosa assumida, posso confessar que essa é a parte da loja que eu mais gostei?
Lá você encontra desde vinhos famosos ou objetos de fetiche como sapatos e bolsas feitos de chocolate, macarons, chás, a cafeteria Vivi Bistrot, o restaurante nipo-brasileiro Temakinho e um terraço panorâmico.
Leia também:
As principais ruas para compras em Roma