O melhor de Modena, na Emilia Romagna. Sabores, cultura e motores
Quando você pensa na cidade de Modena o que te vem em mente? Aposto que é algo relacionado à comida, a carros ou bicicletas. Ou, quem sabe, a Luciano Pavarotti. Vamos por partes…
Para a maioria dos italianos, Emília-Romanha é sinônimo de savoir vivre. Se no país não há como separar a qualidade de vida da boa mesa, nessa região a culinária é exaltada ao máximo. Não por acaso, o seu território é considerado a Food Valley italiana.
No capítulo excelências gastronômicas Modena não é exceção. Na cidade fica a super cotada Osteria Francescana, restaurante comandado pelo chef Massimo Bottura e eleito, mais de uma vez, o melhor do mundo.
Modena não é só uma meta obrigatória para os amantes da alta gastronomia. É a cidade que sabe, como ninguém, transformar ingredientes simples e “pobres” em pratos extraordinários.
São exemplos as trattorie Pomposa al Re Gras e Aldina, frequentadas por locais que também não renunciam a um passeio entre as barracas do histórico Mercato Albinelli.
Em Modena e arredores o paladar comanda. Quem resiste, por exemplo, ao prosciutto di Modena DOP ou ao famoso queijo Parmigiano Reggiano? Para saber mais sobre essa delícia, não deixe de ler o post Como visitar e inebriar-se em uma fábrica de Parmigiano Reggiano.
Outra iguaria local é o Aceto Balsamico tradizionale di Modena DOP, o exclusivo vinagre que envelhece em diferentes barris de madeira. São necessários cerca de 10 litros de mosto e um envelhecimento de no mínimo 12 anos e no máximo 25 anos para produzir uma garrafinha vendida por um preço médio de 50 euros. Se você tiver interesse em conhecer a sua produção, pode reservar uma visita à Acetaia del Cristo.
Como toda boa refeição na Itália pede vinho, se passar por Modena não deixe de acompanhar o seu almoço ou jantar com um cálice de Lambrusco, o vinho tinto por muito tempo subestimado no país e conquistou os mercados internacionais.
Emilia Romagna e, especificamente, Modena é a meca dos motores. Na cidade você pode viver a emoção de conhecer o Museo Enzo Ferrari e o interior da oficina mecânica onde o pai de Enzo trabalhava. Impossível não surpreender-se com a história de vida de quem apostou em um sonho e conseguiu transformar uma scuderia e um carro em ícones italianos.
Se não bastasse, em Modena também é possível reservar, de segunda a sexta-feira, um factory tour de uma hora e meia na sede da Maserati. O custo é de 35 euros por pessoa e as reservas podem ser realizadas enviando um e-mail para factorytour@maserati.com
As atrações da cidade não param por aí. Em Modena também fica a Casa Museo Luciano Pavarotti, aberta diariamente das 10h às 18h, com excecção dos dias 24, 25 e 26 de dezembro e 1 de janeiro. A tarifa para visitá-la é de 10 euros por pessoa.
Mesmo que você não seja um amante de carros, Modena não te decepcionará. Basta circular pelo seu centro histórico para capturar a sua beleza e riqueza arquitetônica.
A cidade foi uma próspera colônia desde os tempos romanos e prosperou depois da chegada, em 1598, da família nobre d’Este, que também governou Ferrara e comandou uma das cortes mais importantes da Europa. Um dos edifícios de maior prestígio da cidade é o seu Duomo e a sua torre inclinada, chamada de Torre Ghilardina.
Para conhecer a história da cidade, visite o Palazzo dei Musei e a sua Galleria Estense, que abriga uma vasta coleção particular da família dos d’Este, transferida para Modena no período no qual Ferrara tornou-se parte dos estados papais.
Além de obras de artistas famosos como Bernini, Velásquez e Tintoretto, na biblioteca dos museus estão guardadas uma edição de 1481 da Divina Comédia e uma das primeiras ilustrações da viagem de Cristóvão Colombo ao novo mundo.
Mesmo a parte mais moderna de Modena também surpreende. Na cidade, por exemplo, nos arredores da estação ferroviária fica a antiga Manifattura Tabacchi (Via della Manifattura dei Tabacchi, 83). O complexo que serviu inicialmente para a produção de tabaco e depois para abrigar um mosteiro – foi recuperado e transformado em espaço cultural, com direito a uma fundação que periodicamente organiza mostras fotográficas.
Eu deixei Modena com aquela vontade de quero mais, principalmente depois de almoçarmos na Trattoria Via Ferrari (Via Paolo Ferrari 21/25).
Um prato de tagliatelle al ragù e um cálice de Lambrusco aumentaram a exigência de voltar logo. Ali onde não só a cozinha, os motores e o design são uma arte avulsa da realidade. Mas fazem parte do cotidiano.
Para organizar um roteiro de viagem pela região da Emília-Romanha, leia também
Bolonha, a essência de tudo o que você precisa para viver bem
Visitando o Museu da Ferrari em Modena
10 razões para incluir Ferrara em um roteiro pela Emília-Romanha
Ravena: mosaicos, Dante Alighieri e uma insólita igreja com piscina
Via Piella e o lado Veneza de Bolonha
Como visitar e inebriar-se em uma fábrica de Parmigiano Reggiano
Reserve passeios em Modena com o nosso parceiro: