Molo Audace em Trieste e as jovens que costuram bandeiras italianas
Em um cantinho próximo ao Molo Audace, em Trieste, fica um momento que, à primeira vista, pode parecer um convite à lentidão. Sobre o píer diante da Piazza dell’Unità d’Italia, duas estátuas de bronze de garotas que, sentadas, costuram pacientemente.
Quem passa por ali distraído corre o risco de ser surpreendido. Entre um nó e outro – quando ninguém percebe – elas desafiam a própria condição, imutável, e parecem erguer o próprio olhar.
Flertam com a escultura do robusto artilheiro. Observam o mar. O vai e vem dos barcos. O mendigo vacilante vestido de Papai Noel. Casais que atam e desatam. A vida que passa.
Na verdade, a obra é do escultor Fiorenzo Bacci e possui um significado mais do que especial para os moradores da cidade e para a Itália inteira.
O chamado Monumento dei Bersaglieri e delle Ragazze di Trieste (dos artilheiros e das garotas de Trieste) foi realizado em 2004, ano do 50° aniversário da anexação da cidade ao território italiano.
Para entender essa história é preciso voltar no tempo. Localizada a poucos quilômetros da fronteira com a Croácia e a Eslovênia, Trieste é uma cidade de identidade híbrida.
Enfrentou uma guerra costante com a República de Veneza. Até 1918, viveu sob a monarquia dos Habsburgo e assumiu o papel de cidade de veraneio do Império Austro-Húngaro. Em 1918, foi ocupada pelo Reino de Itália.
Em seguida, foi anexada pela Alemanha nazista, pela Iugoslávia de Tito e governada por forças aliadas anglo-americanas até 1954, ano no qual quando foi devolvida ao estado italiano. Toda essa história está resumida no chamado Molo Audace, um píer de 246 metros em pleno centro de Trieste.
Inicialmente o lugar era conhecido como Molo San Carlo, nome de um navio que afundou no porto da cidade e cuja carcaça foi utilizada como base para a construção de um novo píer entre 1743 e 1751.
Audace foi o primeiro navio da Marinha Italiana a atracar no porto da cidade em novembro de 1918, no final da primeira guerra mundial. Para relembrar essea contecimento, o píer mudou de nome a ali foi colocada uma rosa dos ventos em bronze.
Os anos passaram e o píer deixou de lado a sua função mercantil para transformar-se em um ponto de encontro, de passeio, e o lugar ideal para assistir a Barcolana, a competição de barca a vela conhecida no mundo todo. O evento esportivo acontece anualmente em Trieste no segundo domingo de outubro. Hoje, o Molo Audace, a escultura do orgulhoso artilheiro que exibe a bandeira italiana e aquelas das garotas de Trieste são atrações turísticas.
Se você observar atentamente le ragazze di Trieste, notará que elas costuram e esse detalhe não é uma casualidade. Com a sua obra, o escultor Fiorenzo Bacci lembra o patriotismo e a dedicação com a qual muitas jovens da cidade costuravam bandeiras tricolores. Elas foram expostas para festejar o momento no qual Trieste foi “devolvida” à Itália e, com um pouco de imaginação, você consegue ver suas mãos hábeis em plena atividade.
Leia também:
Castello di Miramare em Trieste, o monumento mais fotogênico da cidade
PULE A FILA E COMPRE INGRESSOS ANTECIPADOS
Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações de Roma.
RESERVA DE HOTÉIS
Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM
Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.
Pingback: Reflecting on Trieste < the cook & the writer
Thanks for sharing Mike! 🙂