A Roma de Nanni Moretti e o lançamento de Minha Mãe
Quando ainda morava no Brasil, me lembro do tempo em que eu e uma amiga procurávamos os poucos cinemas de São Paulo que programavam os filmes do cineasta italiano Nanni Moretti.
Adorava escutar os diálogos em língua original (coisa rara por aqui, onde a indústria de dublagem leva a melhor), admirar os cenários de Roma e o tom de ironia de seus filmes.
Quem acompanha a carreira do artista deve lembrar-se de cenas como aquela em que ele dirige a sua Vespa pelas ruas da capital ou quando o cineasta passeia pelas margens do rio Tibre para comemorar o nascimento do próprio filho, Pietro.
Nanni nasceu em Brunico, na província de Bolzano, mas sempre demonstrou um grande amor pela cidade eterna.
Na última quinta-feira, 16 de abril, Moretti lançou seu novo filme.
Intitulado Mia Madre (Minha Mãe) e considerada uma de suas obras mais autobiográficas, o filme presta uma homenagem à mãe do cineasta, uma professora de grego e latim que chegou a participar de outros filmes de Moretti.
Sua protagonista é a atriz italiana Margherita Buy, que enfrenta uma crise pessoal e profissional devido à doença da própria mãe.
Os fãs de Nanni Moretti ou aqueles que adoram a cidade eterna também vão gostar de saber que acaba de ser lançado o livro chamado Viaggio a Roma Con Nanni Moretti (Lozzi Publishing), escrito por Paolo Di Paolo e Giorgio Biferali.
O livro percorre, com textos e fotografias, os lugares de Roma que serviram de inspiração para filmes como Caro Diario e Habemus Papam, como Piazza dei Quiriti, no bairro de Prati, a área de Monteverdi, onde mora, a popular Garbatella e Ponte Sant´Angelo, nos arredores do Vaticano, entre outros.
Além disso, a obra também reproduz uma entrevista com o cineasta e indica docerias, sorveterias, cinemas, áreas de lazer e outros cantinhos de Roma amados por Moretti.
Esse livro será apresentado na próxima segunda-feira, 27 de abril, às 18h30, na livraria Feltrinelli que fica dentro da Galleria Alberto Sordi (Piazza Colonna, 31/35), na esquina com a Via del Corso, com a presença dos autores e do cineasta.