Vinci, Toscana
CulturaVer

Vinci, a cidade de Leonardo da Vinci para descobrir o gênio italiano

No dicionário, a palavra “gênio” e o nome Leonardo da Vinci poderiam ser sinônimos. Com seus inúmeros talentos, provavelmente nenhum outro homem contribuiu tanto com o avanço da ciência e da cultura modernas.

Vinci, cidade de Leonardo da Vinci, Toscana

Já imaginaram quantas páginas seriam necessárias se Leonardo da Vinci tivesse que escrever o seu curriculum hoje? Para começar, o título de pintor. Não um qualquer. Autor de Mona Lisa, o retrato mais famoso e misterioso do mundo, sujeitado a milhões de selfies, e de A última  Ceia, em Milão.

Vinci, cidade de Leonardo da Vinci, Toscana

Desenhista. Arquiteto. Engenheiro. Cartógrafo. Especialista em anatomia e em hidráulica. Autor de mais de seis mil documentos que escreveu da direita para a esquerda e que só podem ser lidos graças ao auxílio de um espelho.

Vinci, cidade de Leonardo da Vinci, Toscana

Homem de mil talentos, Leonardo da Vinci era, antes de mais nada um grande observador. Movido pela curiosidade, chegou a projetar protótipos de planadores, de um tanque de guerra, de um paraquedas e até de um helicóptero.

Vinci, cidade de Leonardo da Vinci, Toscana

No ano de 2018 o mundo inteiro relembra os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci e para celebrar o gênio do Renascimento você pode visitar diversos lugares da Itália onde a sua presença ainda é forte.

Vinci, cidade de Leonardo da Vinci, Toscana

Filho ilegítimo, Leonardo da Vinci nasceu em abril de 1452 no pequeno burgo de Anchiano, a poucos quilômetros da cidade toscana de Vinci. Ele viveu em ali até 1469, ano em que se mudou para Florença, e em Vinci ainda encontra-se a sua casa e o chamado Museo Leonardiano.

Vinci, cidade de Leonardo da Vinci, Toscana

Cercada por oliveiras, a casa de campo é meta de uma espécie de peregrinação cultural de centenas de turistas que ali são recebidos por um holograma de tamanho natural que representa Leonardo em idade já avançada, enquanto um aplicativo multimídia chamada Leonardo Touch apresenta os detalhes de obras como pinturas e desenhos.

Vinci, cidade de Leonardo da Vinci, Toscana

Pelo preço de 11 euros, um ingresso combinado que inclui a casa natal de Leonardo também permite a entrada no Museo Leonardiano, um vasto espaço dedicado a maquetes em madeira de algumas de suas invenções mais famosas como um canhão, um planador com asas, pontes, relógios mecânicos e uma bicicleta, só para citar algumas, e esboços de suas preciosas anotações.

Vinci, cidade de Leonardo da Vinci, Toscana

Ainda na Toscana, na província de Arezzo fica a cidade de Anghiari, cenário da batalha de 1440 entre florentinos e milaneses que Da Vinci retratou em um grande afresco no Palazzo Vecchio, em Florença. O curioso sobre essa obra é que ela provavelmente foi recoberta por um mural realizado sucessivamente por Giorgio Vasari.

Vinci, cidade de Leonardo da Vinci, Toscana

Em Anghiari fica o Museo della Battaglia e di Anghiari, um lugar para reviver um momento importante da história italiana representada por Da Vinci. Outra oportunidade imperdível de conhecer os estudos do gênio é visitar a mostra promovida pelas Gallerie degli Uffizi, em Florença, até o dia 20 de janeiro de 2019.

Vinci, cidade de Leonardo da Vinci, Toscana

Intitulado Il Codice Leicester di Leonardo da Vinci. L’Acqua Microscopio della Natura, o evento exibe uma de suas obras mais importantes: 72 páginas de um manuscrito (Codex Leicester) que hoje é uma propriedade do fundador da Microsoft, Bill Gates. Ele adquiriu o documento durante um leilão na Galeria Christie’s, em Nova York, em 1994, desembolsando nada menos que  US$ 30,8 milhões.

Vinci, cidade de Leonardo da Vinci, Toscana

O manuscrito de Leonardo da Vinci contém mais de 300 ilustrações e foi realizado entre 1506 e 1510. O documento reúne ideias avançadas sobre hidrodinâmica e outras matérias como cosmologia, astronomia, geologia, geografia, paleontologia e mecânica.

Em Milão, o Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci também é uma ótima referência para conhecer os modelos realizados pelo gênio. Um passeio que agrada adultos e crianças.

Vinci, cidade de Leonardo da Vinci, Toscana

Para comprar o seu ingresso para conhecer A Última Ceia e o melhor de Milão, confira o passeio de 3 horas oferecido pelo nosso parceiro, a Get your Guide.

Museo Leonardiano di Vinci:Palazzina Uzielli (bilheteria) e Castello dei Conti Guidi. De novembro a fevereiro, aberto das 9h30 às 18h. De março a outubro, até às 19h. No Natal e Ano Novo das 15h às 19h. O ingresso único para o museu e a Casa Natale di Leonardo custa 11 euros.

Casa Natale di Leonardo: Via di Anchiano – Località Anchiano (Vinci). De novembro até fevereiro aberta das 10h às 17h. De março a outubro das 10h às 19h. No Natal e Ano Novo das 15h às 17h.

Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci (Via San Vittore, 21, Milão): Aberto de terça a sexta das 9h30 às 17h e aos sábados e feriados das 9h30 às 18h30. Ingressos: 10 euros.

Museo della Battaglia e di Anghiari (Piazza Mameli, 1-2). De 2 de novembro até 31 de março, aberto das 9h30 às 13h e das 14h30 às 17h30. De 1 de abril até 1 de novembro, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h30. Ingressos: 4 euros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *