Norcia, o pequeno vilarejo da Úmbria terra de São Bento e dos embutidos
Cada viagem é marcada por recordações, não necessariamente fotográficas. Podemos associar uma cidade a um sabor, a um cheiro, a uma cor. Por mais que eu explore vilarejos que podem assemelhar-se arquitetonicamente, para mim cada um deles é único e ligado a uma memória.
Norcia é um pequeno vilarejo da província de Perugia que visitei, na companhia de amigos, no mesmo final de semana que estive em Castelluccio di Norcia para ver a florada das lentilhas.
Para quem não sabe, Norcia foi um dos lugares mais atingidos pelo terremoto que em 2016 destruiu diversos vilarejos italianos.
Tinha acabado de chegar na cidade e quando estava observando a fachada da Basilica di San Benedetto (Basílica de São Bento), ainda cercada por andaimes mas reaberta aos fiéis em 30 de outubro de 2023, um senhor aproximou-se e nos fez algumas perguntas sobre a estátua que decora a principal praça de Norcia.
Com ar nobre, chapéu na cabeça e uma extensa coleção de anedotas sobre a cidade, Giobbe foi o nosso agradável guia em Norcia.
Superada a desconfiança inicial, ele nos contou que é um “filho adotivo” dessa terra. Deixou a frenética vida de engenheiro nuclear em Milão para ensinar a arte da cerâmica às crianças de Norcia.
Ele brinca ao sublinhar que, em vez de remédios, para superar o estresse seu médico lhe sugeriu conversar com as pessoas. E foi assim que, na pacata Norcia, Giobbe encontrou um novo equilíbrio e os turistas um ótimo cicerone.
Observando o mapa da Úmbria, Norcia é um cantinho do lado leste. Menos de cinco mil habitantes em um território cercado pela beleza do Parco Nazionale dei Monti Sibillini. Mas o que um lugar tão pequeno oferece de tão extraordinário?
A história é longa! Para começar, ali nasceu São Bento, fundador da Ordem dos Beneditinos e personagem que colaborou significativamente com a difusão de mosteiros no velho continente. Além de seu papel assistencial, os mosteiros eram um concentrado de cultura latina. Reuniam vastas bibliotecas, abrigavam escolas e preservavam alguns dos volumes literários e didáticos mais importantes da antiguidade.
Se você leu o romance de Umberto Eco ou assistiu o filme O nome da Rosadeve lembrar-se que os monges também dedicavam-se à medicina. Norcia também é famosa por produzir algumas das melhores linguiças, presuntos e salames do país, mas acredita-se que origem dessa tradição, a chamada norcineria, mescla-se com a cirurgia.
Por volta do século XIII surgiu em Preci, nos arredores de Norcia, uma escola cirúrgica que para estudar a anatomia também servia-se de animais como suínos e javalis. Verdade ou lenda? Provavelmente, unindo o útil ao agradável, os monges da região aprenderam a arte de conservar a carne e transformá-la em excelentes embutidos.
Outra hipótese atribui essa tradição aos judeus. Depois da destruição de Jerusalém, a comunidade teria se transferido na região de Valnerina ou pequeno vale do rio Nera. Dedicando-se à técnica de conservação da carne suína, mas não podendo comê-la, conservavam a mesma sob forma de embutidos para vendê-los.
Ainda hoje, em diversos vilarejos da Itália, Norcineria é uma palavra usada para as lojas de frios e embutidos.Na cidade nasce o presunto cru de Norcia IGP e trufas negras apreciadas no mundo todo. Não por acaso, uma das receitas típicas na cidade é apasta alla norcina, a base de linguiça de Norcia, trufas e creme de leite fresco.
Se você estiver em Norcia, não deixe de entrar na loja Antica Norceria Fratelli Ansuini e admirar a variedade de azeites, trufas, legumes, queijos e frios. Você a reconhecerá facilmente pela decoração de javalis e porcos que decoram a sua entrada.
A Piazza San Benedetto e a sua igreja dedicada à São Bento ainda são o coração da cidade, mas a ferida provocada pelo terremoto permanece aberta. Acredita-se que a igreja indique o local de nascimento do santo e de sua irmã, Escolástica, mas depois da tragédia edifício de culto ainda não foi reaberto ao público.
Se você for religioso e tiver interesse em conhecer os lugares frequentados por São Bento na Itália você pode percorrer o Caminho de São Bento, um percurso de 300 km que une Norcia até Cassino, atravessando 16 etapas entre os vales e montes das regiões Úmbria e Lácio.
À esquerda da igreja em Norcia fica o Palazzo Comunale, sede da prefeitura, e do lado oposto a austera fortaleza papal de Castellina (1554), que apesar de antiga não sofreu os danos do sismo.
Para relaxar em um ambiente elegante, hospede-se no Relais & Châteaux Palazzo Seneca, o melhor hotel da cidade. Além dos ambientes refinados de um edifício histórico de 1500 e de possuir até uma biblioteca, em seu interior fica o Ristorante Vespasia, premiado pelo guia Michelin.
Como acontece em muitas cidades italianas, é difícil imaginar que vilarejos tão pequenos tenham contribuído de maneira tão significativa com a evolução da história.
Por isso não pense duas vezes antes de incluir metas menos famosas mas igualmente surpreendentes em seu roteiro pela Itália.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.
Oi, Anelise. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Bom dia e obrigada! Fico muito feliz! 🙂