Informações práticas

Novidades em Veneza. Sistema conta-pessoas e taxa de acesso

Veneza, uma das mais belas e mais frágeis cidades da Itália, é sempre em busca de um equilíbrio precário entre a tutela de seu patrimônio artístico e o turismo de massa.

sistema conta-pessoas em Veneza

Vira e mexe a Serenissima ocupa as páginas dos jornais graças à manifestações contra a presença de grandes navios de cruzeiro na laguna, a fenômenos incontroláveis como a acqua alta – apesar dos investimentos milionários no sistema de barreiras intitulado Mosè – e ao overtourism. Estima-se que, anualmente, Veneza receba a visita de cerca de 25 milhões de pessoas.

sistema conta-pessoas em Veneza

Aproveitando o grande fluxo de turistas que invadem a cidade durante o Carnaval, a assessora de turismo de Veneza, Paola Mar, anunciou uma novidade: a experimentação de um sistema conta-pessoas, que já tinha sido tema de um artigo aqui no Post-Italy.com

sistema conta-pessoas em Veneza

A prefeitura da cidade instalou 34 sensores óticos em diversos pontos da cidade. Os locais foram escolhidos entre aqueles que, geralmente, concentram o maior número de pedestres  durante o dia. O objetivo do projeto é, eventualmente, em caso de aglomeração, desviar o fluxo turístico para percursos alternativos, tornando a permanência na cidade mais agradável e segura. Ninguém espera que isso aconteça, mas em caso de acidente ou emergência, por exemplo, o processo de retirada de uma área movimentada deverá ser mais ágil.

sistema conta-pessoas em Veneza

Com a combinação de câmeras, sensores e wi-fi que produzem novos dados a cada 25 centésimos de segundo, a prefeitura terá à disposição informações em tempo real sobre a concentração de turistas pelas calli de Veneza. No futuro, também espera-se que o mesmo sistema forneça informações adicionais sobre os níveis de poluição na cidade.

sistema conta-pessoas em Veneza

Com esse sistema inteligente, as câmeras avaliarão a silhueta dos indivíduos mas sem identificar o seu próprio rosto. Poderá medir a altura e estabelecer se trata-se de um adulto ou uma criança, além de medir a velocidade com a qual caminham. Conectando-se aos endereços dos smartphones dos visitantes ligados à rede wi-fi, os sensores também detectam quanto tempo o turista permanece na cidade.

A novidade já tem suscitado polêmicas porque há quem coloque em pauta o problema da privacidade de quem visita Veneza. Uma dúvida que a prefeitura da cidade desconsidera, sublinhando que não tem acesso à identidade das pessoas.

sistema conta-pessoas em Veneza

Outra iniciativa já anunciada diversas vezes e confirmada pela prefeitura é o chamado “contributo di acesso a Veneza”, ou seja, uma taxa, válida a partir de 1 de julho de 2020 (de acordo com dados atuais no site da prefeitura), para quem chega na cidade antiga e ilhas, um valor que oscilará entre três e dez euros (em 2021), de acordo com o fluxo de turistas do dia. A ideia é implementar um sistema de pagamento eletrônico da tarifa até 2022. Assim que tivermos atualizações sobre essa medida, avisaremos os leitores!

Graças a vocês, leitores, esse blog que nasceu de maneira despretenciosa para compartilhar dicas e o meu amor pela Itália é hoje um trabalho real. Criamos uma conexão verdadeira! Por isso confesso para vocês que “nutrir” essa atividade exige determinação, constância, tempo e também dinheiro para garantir que, periodicamente, recebam informações atualizadas e conteúdo sobre destinos que visitei pessoalmente antes de divulgar aqui. Se você encontrou no blog conselhos úteis para a sua viagem, uma maneira de retribuir o meu trabalho é reservando o seu hotel ou transfer, comprando ingressos para monumentos e atrações, alugando um carro ou providenciando o seu seguro de viagem através dos parceiros do blog, nos anúncios que encontra aqui no site. E se precisar de um contato direto comigo para organizar passeios e tours pela Itália estou sempre pronta para uma conversa! É só mandar um e-mail para postitalyblog@gmail.com

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *